A Lupa, primeira agência de fact-checking do Brasil, se une às Nações Unidas em uma iniciativa em prol do compartilhamento de informações precisas sobre a COVID-19 com uma abordagem que atrai o interesse dos mais diferentes públicos: o humor. A campanha Pause, ação global da ONU que combate a desinformação sobre o novo coronavírus, lança no dia 8 de dezembro a websérie #SÓQUENÃO, que contará ainda com outros três episódios lançados nos dias 15, 22 e 29.
Com o intuito de desmentir informações falsas compartilhadas ao longo da pandemia, a série de quatro episódios será comandada pelo ator Hamiltinho ("Estranha Mente" - Multishow , "Ana vitoria - O filme" , "Tropicalinha - Caetano e Gil para crianças" e "O Jeitinho Carioca") e terá participação especial de Rafael Infante ("Porta dos Fundos", "Vai Que Cola", "Divã A 2", "Bom Sucesso") em três episódios.
Na série, os humoristas vão levar informações corretas sobre o vírus e derrubar mitos que circulam desde o início da pandemia como, por exemplo, a versão de que a máscara aumenta a taxa de dióxido de carbono e altera a flora oral. Eles também vão explicar que as vacinas não geram seres humanos geneticamente modificados nem permitem controle externo através de microchip, e vão mostrar que chá de limão, alho e jambu não tem eficácia na cura da COVID-19. Respeitando as medidas de segurança, os episódios foram gravados de maneira remota e estarão disponíveis nas redes sociais da Agência Lupa e da ONU Brasil.
Parte da iniciativa Verificado, que visa disseminar informações confiáveis sobre o novo coronavírus, PAUSE é uma campanha que propõe uma mudança de comportamento e novo uso das redes sociais no combate ao crescente impacto da desinformação. Usuários de redes sociais têm sido incentivados a fazer uma pausa antes de compartilhar qualquer informação online, sob as hashtags #PrometoPausar e #PenseAntesDeCompartilhar. A campanha ganha o reforço da Agência Lupa, que chega ao projeto com o mesmo propósito: corrigir informações imprecisas e divulgar dados corretos. A websérie #SÓQUENÃO foi o formato escolhido tanto por Lupa quanto pela ONU para levar ao público sua preocupação com a divulgação de notícias e dados precisos, especialmente, durante uma pandemia.
O projeto, coordenado no Brasil pelo Centro de Informação das Nações Unidas no Rio de Janeiro (UNIC RIO) em nome das Nações Unidas, conta com a colaboração da Purpose, uma das maiores organizações de mobilização social do mundo.
Redes Sociais – Agência Lupa
https://www.facebook.com/LupaNews
https://instagram.com/agencia_lupa
https://twitter.com/agencialupa
https://www.youtube.com/agencialupa
Redes Sociais – @ONUBrasil
https://www.facebook.com/ONUBrasil
https://www.instagram.com/onubrasil
https://www.youtube.com/onubrasiloficial
Sobre o Verificado - O projeto Verificado é uma iniciativa global da ONU para comunicar informação sobre saúde acessível e baseada na ciência, em formatos atraentes, e compartilhar histórias de solidariedade global em torno da COVID-19. Pause é a primeira campanha global de mudança de comportamento em desinformação para mobilizar especialistas, pesquisadores, governos, influenciadores, sociedade civil, empresários, reguladores e mídia sob uma única mensagem: #PrometoPausar.
O site Verificado traz uma galeria de informações verificadas e transmitidas pelas Nações Unidas. Acesse: www.compartilheverificado.com.br.
Sobre a Agência Lupa - Primeira agência de fact-checking do país, a Agência Lupa completou cinco anos no dia 3 de novembro se reposicionando como um hub de combate à desinformação que usa várias estratégias, incluindo o humor. Como parte das comemorações, foi publicado um manifesto para responder aos tempos atuais e traçar um mapa para enfrentar os mares revoltos da desinformação. A Lupa entende que seu papel não é definir o que é certo ou errado, mas sim ajudar leitores e espectadores a opinar e a agir com base em informação verificada. Acesse o manifesto aqui: Lupa 5 anos - um convite à reflexão.
Via ONU Brasil