quinta-feira, 15 de outubro de 2020

Agências da ONU promovem ações para lembrar Dia Mundial da Alimentação


  • Para celebrar o Dia Mundial da Alimentação de 2020 (#DMA2020) no Brasil, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e o Centro de Excelência contra Fome do Programa Mundial de Alimentos (WFP) realizam ações com o objetivo de dar visibilidade ao tema da alimentação.
  • Nos dias 15 e 16 de outubro, entre 18h e 22h, quem passar em frente ao Museu Nacional da República, em Brasília (DF), irá assistir à projeção, na fachada externa do Museu, de fotos de Heróis da Alimentação, além de ler mensagens sobre a importância da digitalização no campo, da transformação dos sistemas alimentares no contexto pós-COVID-19, e dados sobre a fome no mundo.

Para celebrar o Dia Mundial da Alimentação de 2020 (#DMA2020) no Brasil, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e o Centro de Excelência contra Fome do Programa Mundial de Alimentos (WFP) realizam ações com o objetivo de dar visibilidade ao tema da alimentação.

Nos dias 15 e 16 de outubro, entre 18h e 22h, quem passar em frente ao Museu Nacional da República, em Brasília (DF), irá assistir à projeção, na fachada externa do Museu, de fotos de Heróis da Alimentação, além de ler mensagens sobre a importância da digitalização no campo, da transformação dos sistemas alimentares no contexto pós-COVID-19, e dados sobre a fome no mundo.

Com o tema "Cultivar, nutrir, preservar. Juntos", o #DMA2020 pede solidariedade internacional para ajudar os mais vulneráveis a se recuperarem e para que os sistemas alimentares sejam fortalecidos de forma mais sustentável e resiliente. Nossas ações são nosso futuro e todos nós temos um papel a cumprir, desde escolher opções de alimentos que melhorem tanto nossa saúde quanto nosso sistema alimentar, até não deixar hábitos sustentáveis caírem no esquecimento.

No dia 16 de outubro, com o objetivo de propor uma reflexão sobre nossos hábitos alimentares e sobre a importância de reconhecer e apoiar nossos heróis da alimentação, às 17h, no canal do YouTube da ONU Brasil, acontece a Live #DiaMundialDaAlimentação: Iniciativas Inspiradoras, com a participação de jovens que atuam em projetos e iniciativas voltadas à alimentação e à agricultura, e que vêm transformando nossos sistemas alimentares.

A comida é a essência da vida e a base de nossas culturas e comunidades. Preservar o acesso a alimentos seguros e nutritivos é - e continuará a ser - uma parte essencial da resposta à pandemia da Covid-19, particularmente para as comunidades mais vulneráveis. Em um momento como este, todos nós precisamos garantir que nossos sistemas alimentares sejam capazes de cultivar uma variedade de alimentos para nutrir a população e preservar o planeta, juntos.

Serviço:

Projeção de imagens no Museu Nacional da República Data: 15 e 16 de outubro Horário: 18h às 22h Local: Fachada Externa do Museu Nacional da República, em Brasília (DF)

Live #DiaMundialDaAlimentação: Iniciativas Inspiradoras Data: 16 de outubro Horário: 17h Local: Canal do Youtube ONU Brasil – http://bit.ly/DiaDaAlimentação2020 Convidados:

  • Marie Tarrise – Gerente de Sustentabilidade do Grupo Carrefour Brasil
  • Aline Martins – Gerente de Gestão de Conhecimento do Programa Semear Internacional. Coordena o processo executivo de implementação das Cadernetas Agroecológicas junto a 874 agricultoras ligadas aos seis projetos apoiados pelo FIDA no Brasil.
  • José Eduardo Scardua – CEO e fundador da Raiz Capixaba, agrotech que realiza a previsibilidade de produção de frutas, legumes e verduras orgânicos por meio da inteligência artificial.
  • Naiara Aguiar Santestevan – Sócia-proprietária da VivaFlor - Produtos Naturais, que integra o Grupo Pé na Terra, iniciativa que articula agricultores, restaurante e consumidores na região norte do Estado do Rio Grande do Sul.

Fonte: ONU Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário