sábado, 10 de julho de 2021

FAO: Novo relatório sobre segurança alimentar e nutricional no mundo reflete a necessidade de mudança


Photo: © O relatório é a primeira avaliação global abrangente da fome e da insegurança alimentar desde o surgimento da COVID-19

A pandemia do novo coronavírus tem contribuído para o agravamento da fome em todo o mundo, intensificando a necessidade de esforços para acabar com a subalimentação e com a má nutrição antes do final da década. Diante do contexto, a edição de 2021 do relatório "O Estado da Segurança Alimentar e Nutricional no Mundo (SOFI 2021)" oferece a primeira avaliação global da insegurança alimentar desde o início da pandemia e fornece as informações mais atualizadas sobre a segurança alimentar e nutricional.

Destaques - O estudo traz à tona indicadores preocupantes. Em linhas gerais, ele mostra que bilhões de pessoas não podem pagar nem mesmo a dieta saudável mais barata e que o número de pessoas subalimentadas está aumentando. Outro destaque é o retrocesso em relação ao crescimento infantil, assim como o aumento do sobrepeso e da obesidade em adultos tanto nos países ricos quanto nos países pobres.

Com o tema "Transformação dos sistemas alimentares para a segurança alimentar, melhor nutrição e dietas saudáveis acessíveis para todas as pessoas", o SOFI 2021 reflete a necessidade urgente de mudança. O relatório é publicado alguns meses antes da Cúpula das Nações Unidas sobre Sistemas Alimentares, que acontece em setembro, orientando a discussão e chamando a atenção das autoridades e governos.

O relatório foi produzido em conjunto pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), o Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (FIDA), o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Programa Mundial de Alimentos (WFP).

SOFI 2021 revela os seguintes dados:

  • A primeira avaliação global abrangente da fome e da insegurança alimentar desde o surgimento da COVID-19.
  • As últimas estatísticas sobre a nutrição de crianças e adultos. Estimativas de indicadores de nutrição e previsões do número de pessoas subalimentadas até 2030.
  • Recomendações de políticas para transformar os sistemas agroalimentares com propostas para vencer a disputa contra a fome.

Evento de apresentação - A apresentação do relatório ocorrerá por meio de evento virtual no dia 12 de julho de 2021 às 11h00 (GMT-3) em Brasília, 10h00 (EDT) em Nova York ou 16h00 (CET) em Roma.

O presidente do Conselho Econômico e Social das Nações Unidas, Munir Akram, será o anfitrião do evento, que incluirá apresentações dos seguintes palestrantes:

  • Sr. QU Dongyu, Diretor Geral da FAO
  • Sr. Gilbert F. Houngbo, Presidente do FIDA
  • Sra. Henrietta H. Fore, Diretora Executiva do UNICEF
  • Sr. David Beasley, Diretor Executivo do WFP
  • Sr. Tedros Adhanom Ghebreyesus, Diretor Geral da OMS
  • Sr. Máximo Torero Cullen, Economista Chefe da FAO

Em uma apresentação especial, a Sra. Agnes Kalibata, enviada especial do Secretário-Geral das Nações Unidas para a Cúpula de Sistemas Alimentares de 2021, compartilhará sua visão para a Cúpula.

Serviço: Apresentação do relatório "O Estado da Segurança Alimentar e Nutricional no Mundo" (SOFI 2021)

  • Quando: 12 de julho de 2021 às 11h00, horário de Brasília.
  • Inscrição: Se você deseja participar do evento, cadastre-se aqui.
  • Transmissão ao vivo: via webcast aqui e em http://webtv.un.org/live/. As edições anteriores do SOFI podem ser encontradas aqui.

ONU Brasil


Livre de vírus. www.avast.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário