terça-feira, 23 de agosto de 2022

ONU-Habitat Brasil abre inscrições de eventos para Circuito Urbano 2022


Legenda: Temática desta edição vai discutir a importância da localização dos ODS para um futuro urbano melhor, trazendo o debate para a realidade local de cidades e territórios. Foto: © Camila Nogueira/ONU-Habitat Brasil.

O Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-Habitat Brasil) abriu as inscrições de eventos para o Circuito Urbano 2022. A iniciativa dá apoio e visibilidade a eventos de todo o Brasil que promovam o debate sobre desenvolvimento urbano sustentável, criando uma intensa programação realizada ao longo do Outubro Urbano — mês dedicado a debater como tornar melhor a vida nas cidades. Neste ano, o Circuito Urbano chega à sua quinta edição com o tema "Localizando os ODS: não deixar ninguém e nenhum lugar para trás".

Para as Nações Unidas, "localizar" os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) consiste em implementar as agendas globais de desenvolvimento no nível local — tal como cidades e territórios. Através dessa temática, o Circuito Urbano quer promover o debate técnico e político sobre a promoção de um desenvolvimento urbano sustentável e inclusivo no Brasil.

Neste ano, os eventos poderão ser presenciais, virtuais ou híbridos. A inscrição de eventos pode ser realizada tanto por pessoas físicas como por instituições. A chamada está aberta até o dia 26 de agosto. O formulário de inscrições e mais informações estão disponíveis no site do Circuito Urbano.

Tema - Os ODS são objetivos globais, mas seu alcance depende de torná-los uma realidade local em cidades e regiões. A maioria dos objetivos possuem metas diretamente ligadas às responsabilidades dos governos locais e regionais e, por isso, cidades e regiões estão numa posição ideal para tornar concreta a implementação da Agenda 2030.

Como afirmou o secretário-geral da ONU, António Guterres, durante o 11º Fórum Urbano Mundial, as cidades são centrais para praticamente todos os desafios que enfrentamos – e essenciais para construir um futuro mais inclusivo, sustentável e resiliente. 

Em um contexto de rápida urbanização a nível global, as cidades concentram a maior parte da população mundial. Segundo o Relatório Mundial das Cidades 2022, a estimativa é que, no ritmo atual, a população urbana passe de 56% do total global em 2021 para 68% em 2050. Se de um lado a urbanização contribui para o crescimento econômico, por outro aprofunda desigualdades existentes entre cidades, entre áreas urbanas e rurais e dentro do próprio território urbano quando não bem planejado.   

"A redução das desigualdades é um dos principais pilares para o alcance do desenvolvimento sustentável. No Circuito Urbano deste ano, nós teremos a oportunidade de debater sobre esse tema tão urgente para as cidades brasileiras com atores de diversos setores da sociedade. Os diálogos irão promover a democratização do conhecimento sobre o tema e compartilhar experiências de localização dos ODS que contribuem para um futuro urbano em que ninguém e nenhum lugar seja deixado para trás", complementa a analista de programas e advocacy e coordenadora do Circuito Urbano, Bruna Gimba.

A localização deve acontecer desde a definição de objetivos e metas até a determinação dos meios de implementação e da utilização de indicadores para monitorar seu progresso. Por isso, os eventos inscritos serão divididos em cinco linhas temáticas, cada uma relacionada a uma "etapa" de localização dos ODS. Elas são divididas em: 1) Conhecer; 2) Planejar; 3) Participar & inovar; 4) Financiar & implementar; e 5) Monitorar & avaliar.

Cronograma – O período de inscrições de eventos é do dia 11 a 26 de agosto. A divulgação dos eventos selecionados e o contato com inscritos (selecionados ou não) será de 5 a 9 de setembro. O Circuito Urbano 2022 será realizado de 4 de outubro a 1º de novembro.

Circuito Urbano - O Circuito Urbano é a principal iniciativa do ONU-Habitat Brasil para promover o Outubro Urbano, mês dedicado a debater como tornar a vida nas cidades melhor para todas e todos. O período se inicia oficialmente com o Dia Mundial do Habitat (primeira segunda-feira do mês) e se encerra com o Dia Mundial das Cidades (31 de outubro). 

A iniciativa promove a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, em particular o 11, que visa "tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis". Busca, ainda, debater os princípios da Nova Agenda Urbana, responsável por definir novos padrões globais para o desenvolvimento urbano sustentável e contribuir para repensar como nós planejamos, gerenciamos e vivemos nas cidades.

Em quatro edições, o Circuito Urbano já apoiou mais de 600 eventos, levando o Brasil à liderança dos países que celebram o Outubro Urbano. Em 2021, os eventos reuniram 30 mil visualizações e cerca de 14 mil espectadores. Foram 179 eventos com 797 painelistas e 232 moderadores.

Saiba mais e se inscreva para o Circuito Urbano 2022 aqui.

Fonte: ONU Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário