O Acelerador de Transição Industrial e o Hub de Descarbonização Industrial convidam empresas e organizações do setor privado a manifestar interesse em receber apoio para estruturar e implementar seus projetos de descarbonização industrial.
A convocação tem o foco em projetos de descarbonização para os setores de alumínio, cimento, produtos químicos (incluindo fertilizantes), aço, aviação e transporte marítimo.
O prazo para o envio de manifestações de interesse é 27 de setembro de 2024.
O Acelerador de Transição Industrial (ITA) e o Hub de Descarbonização Industrial (ID Hub), iniciativas internacionais de fomento a projetos de descarbonização, estão convocando empresas e instituições do setor privado a manifestar interesse em receber apoio do Governo Federal para implementar projetos de descarbonização no Brasil.
O objetivo da convocação é mapear gargalos enfrentados por projetos desse tipo, para superar desafios do setor e acelerar a descarbonização industrial no país. A chamada tem como prioridade projetos voltados para setores industriais com alta emissão de gases de efeito estufa e potencial de descarbonização em larga escala.
O ITA é uma rede de colaboração global multissetorial criada para facilitar investimentos e acelerar a entrega de soluções de descarbonização na indústria pesada e no transporte.
O ITA foi lançado em 2023 durante a Cúpula Mundial de Ação Climática da COP28, e reúne representantes de governos, instituições financeiras e entidades setoriais, com a coliderança da ONU Mudança Climática (UNFCCC), Bloomberg Philanthropies e dos Emirados Árabes Unidos. O Secretariado do ITA é organizado pela Mission Possible Partnership (MPP).
A convocação do ITA conta com o apoio do ID Hub, uma plataforma coorganizada pelo Brasil e Reino Unido para mobilizar investimentos internacionais em projetos de descarbonização no Brasil, com a coordenação do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). A UNIDO lidera o Secretariado do ID Hub.
Manifestações de Interesse
O ITA e o ID Hub estão em busca de manifestações de interesse de empresas e instituições do setor privado, com projetos que tenham o seguinte perfil prioritário:
- Projetos nos setores de alumínio, cimento, produtos químicos (incluindo fertilizantes), aço, aviação e transporte marítimo, voltados para atividades com altas emissões.
- Projetos que utilizem tecnologias com alta escalabilidade e capazes de alcançar reduções significativas de emissões de gases de efeito estufa em curto prazo.
- Projetos que empregam tecnologias que estão em desenvolvimento ativo, que tenham atingido ou estão próximas de atingir a fase piloto ou maturidade comercial, mas que ainda não alcançaram implantação generalizada a nível nacional.
Empresas e organizações privadas no Brasil cujas manifestações de interesse forem selecionadas receberão o apoio do MDIC e da UNIDO para estruturar um portfólio de estratégias, incentivos e capacidade institucional para implementar seus projetos de descarbonização industrial.
Projetos selecionados poderão se beneficiar de atividades relacionadas a:
- Estruturas institucionais: ajudar a fundamentar um portfólio coerente de estratégias, políticas, estruturas regulatórias, incentivos e capacidades institucionais.
- Desenvolvimento de cadeias de valor: identificar e promover novas parcerias ao longo das cadeias de valor exigidas por tecnologias e modelos de negócios descarbonizados.
- Geração de demanda verde: criar mercados para produtos industriais verdes brasileiros em nível nacional e internacional.
- Preparação de projetos: coordenar a assistência técnica internacional, inclusive por meio do programa Partnership for Net Zero da UNIDO.
- Financiamento de projetos: apoio a projetos de descarbonização industrial para identificar fundos públicos concessionais (internacionais e/ou nacionais) e investimentos privados.
- Clusters industriais: identificar oportunidades para desenvolver clusters industriais de baixo carbono no Brasil.
- Implantação de infraestrutura: identificar e orientar o desenvolvimento da infraestrutura essencial para a energia limpa e gestão de CO2 que sustentarão a indústria descarbonizada.
- Envolvimento comunitário: garantir e demonstrar os benefícios da descarbonização industrial para as comunidades locais.
- Pesquisa e desenvolvimento: acelerar a inovação das principais tecnologias que exigem maior maturidade.
As redes colaborativas estabelecidas pelo ITA e o ID Hub também serão úteis na identificação de novas parcerias, programas de assistência técnica internacional e fundos de financiamento de projetos.
Além disso, os participantes terão a oportunidade de desenvolver clusters industriais de baixo carbono no país, utilizando energia limpa e apoiando comunidades locais. Projetos de descarbonização bem-sucedidos também poderão receber destaque em grandes eventos internacionais, como as COPs.
O prazo para o envio de manifestações de interesse é 27 de setembro de 2024.
Interessados podem preencher o formulário da convocação e encaminhar por e-mail para Brazil-IDHub@unido.org e ITAsecretariat@missionpossiblepartnership.org . Dúvidas sobre o processo podem ser enviadas aos mesmos e-mails.
Confira mais detalhes da convocação no site do ITA e siga @unido_newsroom nas redes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário