quarta-feira, 9 de outubro de 2024

O PT no segundo turno: conheça candidaturas que seguem na disputa

Sigla disputa o segundo turno na cabeça de chapa em 4 cidades


O PT no segundo turno: conheça candidaturas que seguem na disputaNA DISPUTA – Natalia Bonavides, Lúdio Cabral, Maria do Rosário e Evandro Leitão

O jogo continua e o PT está no páreo, seguindo com quatro candidaturas disputando o segundo turno. Maria do Rosário (PT-RS), em Porto Alegre, Natália Bonavides (PT-RN), em Natal, Evandro Leitão (PT), em Fortaleza, e Lúdio Cabral (PT) em Cuiabá. 

Com apoio de Lula e Fátima Bezerra, a candidata do PT em NatalNatalia Bonavides celebrou a passagem para o 2º turno e destacou a participação popular e infraestrutura como pilares de suas propostas. 

Com 28,45% dos votos, Natália Bonavides assegurou sua vaga no segundo turno, representando o desejo de renovação da população natalense. "Esse resultado mostra que Natal quer mudança. Nosso povo merece uma gestão que trabalhe à altura de suas necessidades", declarou, após o anúncio dos resultados.

A candidatura de Natália Bonavides é fortalecida pelo apoio de Lula e da governadora Fátima Bezerra. "Com a parceria entre prefeitura, governo do estado e governo federal, faremos uma gestão para todos os natalenses", declarou a candidata.

Em Fortaleza, a emoção tomou conta da apuração. Iniciando a campanha com apenas 6% das intenções de voto, Evandro Leitão virou o jogo na disputa e conquistou 34,33% dos votos, garantindo uma vaga no segundo turno.  Na primeira vez em que Evandro Leitão (PT) concorre à prefeitura da capital, o candidato apresentou uma trajetória impressionante.

"Nossa campanha nasceu com o sonho de fazer uma Fortaleza de todos. Ali começou uma caminhada onde cada passo foi dado com coragem, humildade e com a certeza de que só chegamos longe quando caminhamos juntos. Obrigado por cada gesto de carinho e apoio, energia que nos sustentou ao longo dessa caminhada", publicou Evandro após resultado da apuração. Evandro disse que o presidente Lula estará em Fortaleza na próxima sexta-feira (11), para a entrega de programas sociais. Na agenda do presidente consta a inauguração de 1.296 unidades habitacionais e a entrega de 113 ônibus escolares municipais.

No Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, Maria do Rosário chega ao segundo turno focada em se apresentar a quem ainda não conhece seu trabalho. A candidata petista agradeceu os mais de 182 mil votos no primeiro turno e destacou que eleição é sobre o futuro das pessoas, citando projeto de prevenção às enchentes que inclui comunidades, empresariado e universidades.

Acompanhada da vice, Tamyres Filgueira (PSOL), Rosário solicitou o apoio dos eleitores para intensificar a campanha nesta nova etapa. Rosário obteve 26,28% dos votos válidos, enquanto Sebastião Melo (MDB), atual prefeito de Porto Alegre, conquistou 49,72%. Juliana Brizola, do PDT e neta de Leonel Brizola, ficou com 19,69%.

Em Cuiabá, o candidato a prefeito Lúdio Cabral (PT) avançou para o segundo turno das eleições em Cuiabá, demonstrando o êxito da campanha, da militância e de toda a coligação "Coragem e Força pra Mudar", que representa uma oportunidade de transformação para a capital mato-grossense.

Lúdio foi eleito deputado estadual em 2018 com 22.701 votos, e reeleito em 2022 com 47.533 votos. Mais que o dobro da votação, mostrando que a aprovação da população pelo trabalho do parlamentar o legitimou para a candidatura à prefeitura de Cuiabá, resultado comprovado ao longo da campanha em primeiro turno.

Em Camaçari, na Bahia, o PT também vai ao segundo turno, derrotando um candidato bolsonarista. Luiz Caetano (PT) saiu vitorioso da acirrada disputa em primeiro turno com desfecho encerrado somente na madrugada da segunda-feira (7), quando o TRE anunciou a totalização da apuração com direito a reviravolta, colocando o candidato petista na liderança da disputa. 

Luiz Caetano liderou movimentos estudantis e sindicais até assumir mandato de vereador e posteriormente o cargo de prefeito da cidade por três mandatos: (1985 a 1988), quando se destacou sendo o prefeito mais jovem da época. Depois foi eleito e reeleito (2000 a 2012).

Nenhum comentário:

Postar um comentário