terça-feira, 22 de abril de 2025

Declaração do secretário-geral da ONU sobre o falecimento de Sua Santidade, o Papa Francisco


Declaração do secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, sobre o falecimento de Sua Santidade, o Papa Francisco, em 21 de abril de 2025.

Eu me uno ao mundo para lamentar o falecimento de Sua Santidade, o Papa Francisco, um mensageiro de esperança, humildade e humanidade.

O Papa Francisco discursa na Assembleia Geral durante sua visita à sede das Nações Unidas, em 25 de setembro de 2015. Crédito: ONU/Cia Pak.
Legenda: O Papa Francisco discursa na Assembleia Geral durante sua visita à sede das Nações Unidas, em 25 de setembro de 2015.
Foto: © ONU/Cia Pak.

O Papa Francisco foi uma voz transcendente em prol da paz, da dignidade humana e da justiça social. Ele deixa para trás um legado de fé, serviço e compaixão por todas as pessoas, especialmente por aquelas que foram deixadas à margem da sociedade ou presas pelos horrores do conflito.

O Papa Francisco foi um homem de fé para todas as religiões - trabalhando com pessoas de todas as crenças e origens para iluminar um caminho a seguir.

Ao longo dos anos, as Nações Unidas foram muito inspiradas por seu compromisso com as metas e os ideais de nossa organização - uma mensagem que transmiti em minhas reuniões com ele como secretário-geral.

Em sua histórica visita de 2015 à sede das Nações Unidas, ele falou sobre o ideal da Organização de uma "família humana unida".

O Papa Francisco também entendeu que proteger nossa casa comum é, no fundo, uma missão e uma responsabilidade profundamente moral que pertence a todas as pessoas. Sua Encíclica Papal - Laudato Si - foi uma grande contribuição para a mobilização global que resultou no histórico Acordo de Paris sobre mudança climática.

O Papa Francisco disse certa vez: "O futuro da humanidade não está exclusivamente nas mãos de políticos, de grandes líderes, de grandes empresas... [está], acima de tudo, nas mãos das pessoas que reconhecem o outro como um 'você' e a si mesmas como parte de um 'nós'".

Nosso mundo dividido e discordante será um lugar muito melhor se seguirmos seu exemplo de unidade e compreensão mútua em nossas próprias ações.

Ofereço minhas mais profundas condolências aos católicos e a todas as pessoas do mundo inteiro inspiradas pela vida e pelo exemplo extraordinários do Papa Francisco.

Acompanhe a cobertura da ONU News em português: https://news.un.org/pt/tags/papa-francisco 



Nenhum comentário:

Postar um comentário