domingo, 20 de dezembro de 2020
Moeda 50 Centavos - 2001 - Segunda Família do Real
sexta-feira, 18 de dezembro de 2020
Veja quais foram os deputados federais do Paraná que votaram a favor da *RETIRADA* de dinheiro da escola pública
quarta-feira, 9 de dezembro de 2020
Dr. Drauzio Varella tira dúvidas de crianças sobre a vacina contra a COVID-19 em série de vídeos da ONU com o canal Gloob
O médico, cientista e escritor Drauzio Varella vai ganhar a companhia dos atores de "DPA – Detetives do Prédio Azul", "Bugados" e "Escola de Gênios", produções originais do Gloob, canal infantil da Globo para um projeto especial. Juntos, eles vão esclarecer as dúvidas da criançada sobre as vacinas que estão sendo produzidas contra a COVID-19. A iniciativa global Verificado, da Organização das Nações Unidas (ONU), que tem como principal objetivo disseminar informações precisas e confiáveis sobre o coronavírus, se aliou ao canal infantil para somar forças e levar informação confiável para as crianças. O conteúdo, gravado de forma 100% remota, dará origem a quatro vídeos que serão publicados nos dias 9, 11, 16 e 18 de dezembro nas redes sociais de ONU Brasil (@ONUBrasil) e no canal do Mundo Gloob no Youtube.
As dúvidas dos pequenos foram enviadas para o perfil do @mundogloob no Instagram e se unem aos questionamentos levantados pelo elenco do canal. Perguntas como quanto tempo levará para a vacina ficar pronta; por quanto tempo dura a proteção; quais são os efeitos colaterais de uma possível vacina e quais são os riscos de reinfecção foram respondidas pelo dr. Drauzio Varella.
O projeto, coordenado no Brasil pelo Centro de Informação das Nações Unidas (UNIC RIO), conta com a colaboração da Purpose, uma das maiores organizações de mobilização social do mundo.
Sobre o Verificado - O projeto Verificado é uma iniciativa global da ONU que tem o objetivo de combater a infodemia de desinformação em meio à pandemia, compartilhar informações que salvam vidas e orientações baseadas em fatos e histórias de solidariedade global em torno da COVID-19. O site Verificado traz uma galeria de informações verificadas e transmitidas pelas Nações Unidas. Com principal objetivo disseminar informações precisas e confiáveis sobre o novo coronavírus, as mensagens são baseadas em três frentes: Ciência – para salvar vidas, Solidariedade – para promover cooperação local e global, e Soluções – para defender o apoio a populações impactada. Acesse: www.compartilheverificado.com.br.
Via ONU Brasil
MEIO AMBIENTE: PNUMA pede que iFood e UberEats se compromentam com entregas sem plástico descartável
- Campanha #DeLivreDePlástico começa em 8 de dezembro com mobilização pública por entregas sem plástico descartável.
- Isolamento social durante a pandemia aumentou o consumo de comida por delivery, o que fez crescer também o consumo de plásticos descartáveis
- PNUMA convida aplicativos de delivery de comida, organizações e consumidores a se mobilizarem por entregas de refeiões sem plásticos descartáveis
A pandemia de COVID-19 gerou um aumento dos pedidos de comida por delivery no Brasil. Segundo uma pesquisa da startup Mobills Labs, os gastos com aplicativos de comida cresceram 103% no primeiro semestre de 2020. O aumento das entregas fez crescer também o consumo de plásticos descartáveis. Na cidade de São Paulo, por exemplo, o volume da coleta seletiva subiu 35% durante o período de isolamento social.
Atenta a esse cenário, a Campanha Mares Limpos, do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), lança nesta terça-feira (8) a mobilização #DeLivreDePlástico, que convida a sociedade a demandar protagonismo dos aplicativos UberEats e iFood na transição para entregas livres de plástico descartável.
O Brasil é o 4º produtor de plásticos do mundo e só recicla 1,28% do total produzido, segundo dados da ONG WWF e do Banco Mundial. Além disso, estima-se que cada pessoa ingere por semana 5g de microplásticos, que invadem a cadeia alimentar.
"Pedir comida por aplicativo é sempre aquela surpresa: a gente nunca sabe se vai ser agraciado com um monte de embalagens de plástico. E como só 1,28% do plástico é reciclado no Brasil, sabemos que esse plástico, que leva até 500 anos para se decompor, vai parar em aterros sanitários e, muitas vezes, chega ao mar, contaminando as águas e entrando na cadeia alimentar. Se Cabral tivesse trazido comida embalada em plástico, a gente ainda encontraria as evidências no litoral da Bahia. Precisamos de uma ação imediata dos aplicativos se queremos combater a previsão de que teremos mais plástico do que peixes no oceano em 30 anos", explica Vitor Leal Pinheiro do PNUMA, responsável pela campanha.
De acordo com Pinheiro, a #DeLivreDePlástico quer mobilizar consumidores, que já buscavam por mudança, a pedir entregas sem plásticos aos apps de delivery, além de estimular o compartilhamento das boas práticas dos restaurantes que já entregam de formas mais sustentáveis.
Nesse cenário, os aplicativos de entrega de comida podem ser grandes aliados. "Vimos o consumo migrar das compras presenciais para a internet, o que demanda que os produtos e alimentos sejam entregues na casa das pessoas, sem que elas possam decidir como essa entrega é feita. Essa mudança veio para ficar e o compromisso dos aplicativos de entrega é fundamental para revertemos a tendência de intensificação do uso único de plásticos, que são utilizados uma vez e descartados, mas ficam centenas de anos no meio ambiente", conclui Pinheiro.
Mobilização - O PNUMA enviou comunicação aos principais aplicativos de entrega de comida convidando-os a se comprometerem com a mudança para um serviço sem plásticos descartáveis. O documento explica os impactos causados pelos plásticos de uso único e propõe ações para endereçar a questão.
Algumas das medidas sugeridas são: criação de filtros nas plataformas que permitam buscas por entregas sem plástico; planos de transição para embalagens mais sustentáveis com metas e cronogramas; destaques a restaurantes que façam entregas sem plástico; promoção de diálogo setorial por novas formas de embalar alimentos para delivery; e a assinatura do Compromisso Global pela Nova Economia do Plástico, promovido pelo PNUMA em parceria com a Fundação Ellen MacArthur.
Organizações, personalidades e movimentos parceiros também foram chamados para juntar forças à iniciativa. Além dos defensores da Campanha - Família Schurmann, FêCortez e Mateus Solano-, já fazem parte dessa mobilização Idec, Oceana, YouthClimateLeaders, Fridays for Future, Liga das Mulheres pelo Oceano, Instituto Lixo Zero, Instituto Alana, Uma Gota no Oceano, Instituto EcoSurf, Route Brasil, Grupo Cataratas, Casa Causa, entre outros.
Consumidores e usuários de aplicativos podem participar por meio de suas redes sociais. Para apoiar a campanha, basta postar a comida que recebeu pelo delivery com as hashtags #DeLivreDePlástico e #QueroComidaSemPlástico, marcando o aplicativo que realizou a entrega e o perfil oficial do PNUMA, @unep_pt no Instagram e Twitter ou @unep.pt no Facebook.
Mares Limpos - A campanha #MaresLimpos do PNUMA chegou no Brasil em setembro de 2017 com objetivo de reduzir os impactos dos plásticos descartados nos oceanos. A campanha atua mobilizando governos, empresas e sociedade civil para mudar as formas de produzir, consumir e descartar o plástico e evitar que chegue aos oceanos. Entre suas diversas iniciativas, a Mares Limpos busca sensibilizar governos a criarem políticas para redução do plástico, dialogar com indústrias para incentivar a redução de embalagens plásticas e convocar consumidores a mudarem seus hábitos de consumo e descarte.
PNUMA - O PNUMA é a principal voz global em temas ambientais. Ele promove liderança e encoraja parcerias para cuidar do meio ambiente, inspirando, informando e capacitando nações e pessoas a melhorarem a sua qualidade de vida sem comprometer a das futuras gerações.
Acesse o site do PNUMA aqui.
Via ONU Brasil
ONU e Agência Lupa lançam websérie bem humorada para desmentir informações falsas sobre a COVID-19
A Lupa, primeira agência de fact-checking do Brasil, se une às Nações Unidas em uma iniciativa em prol do compartilhamento de informações precisas sobre a COVID-19 com uma abordagem que atrai o interesse dos mais diferentes públicos: o humor. A campanha Pause, ação global da ONU que combate a desinformação sobre o novo coronavírus, lança no dia 8 de dezembro a websérie #SÓQUENÃO, que contará ainda com outros três episódios lançados nos dias 15, 22 e 29.
Com o intuito de desmentir informações falsas compartilhadas ao longo da pandemia, a série de quatro episódios será comandada pelo ator Hamiltinho ("Estranha Mente" - Multishow , "Ana vitoria - O filme" , "Tropicalinha - Caetano e Gil para crianças" e "O Jeitinho Carioca") e terá participação especial de Rafael Infante ("Porta dos Fundos", "Vai Que Cola", "Divã A 2", "Bom Sucesso") em três episódios.
Na série, os humoristas vão levar informações corretas sobre o vírus e derrubar mitos que circulam desde o início da pandemia como, por exemplo, a versão de que a máscara aumenta a taxa de dióxido de carbono e altera a flora oral. Eles também vão explicar que as vacinas não geram seres humanos geneticamente modificados nem permitem controle externo através de microchip, e vão mostrar que chá de limão, alho e jambu não tem eficácia na cura da COVID-19. Respeitando as medidas de segurança, os episódios foram gravados de maneira remota e estarão disponíveis nas redes sociais da Agência Lupa e da ONU Brasil.
Parte da iniciativa Verificado, que visa disseminar informações confiáveis sobre o novo coronavírus, PAUSE é uma campanha que propõe uma mudança de comportamento e novo uso das redes sociais no combate ao crescente impacto da desinformação. Usuários de redes sociais têm sido incentivados a fazer uma pausa antes de compartilhar qualquer informação online, sob as hashtags #PrometoPausar e #PenseAntesDeCompartilhar. A campanha ganha o reforço da Agência Lupa, que chega ao projeto com o mesmo propósito: corrigir informações imprecisas e divulgar dados corretos. A websérie #SÓQUENÃO foi o formato escolhido tanto por Lupa quanto pela ONU para levar ao público sua preocupação com a divulgação de notícias e dados precisos, especialmente, durante uma pandemia.
O projeto, coordenado no Brasil pelo Centro de Informação das Nações Unidas no Rio de Janeiro (UNIC RIO) em nome das Nações Unidas, conta com a colaboração da Purpose, uma das maiores organizações de mobilização social do mundo.
Redes Sociais – Agência Lupa
https://www.facebook.com/LupaNews
https://instagram.com/agencia_lupa
https://twitter.com/agencialupa
https://www.youtube.com/agencialupa
Redes Sociais – @ONUBrasil
https://www.facebook.com/ONUBrasil
https://www.instagram.com/onubrasil
https://www.youtube.com/onubrasiloficial
Sobre o Verificado - O projeto Verificado é uma iniciativa global da ONU para comunicar informação sobre saúde acessível e baseada na ciência, em formatos atraentes, e compartilhar histórias de solidariedade global em torno da COVID-19. Pause é a primeira campanha global de mudança de comportamento em desinformação para mobilizar especialistas, pesquisadores, governos, influenciadores, sociedade civil, empresários, reguladores e mídia sob uma única mensagem: #PrometoPausar.
O site Verificado traz uma galeria de informações verificadas e transmitidas pelas Nações Unidas. Acesse: www.compartilheverificado.com.br.
Sobre a Agência Lupa - Primeira agência de fact-checking do país, a Agência Lupa completou cinco anos no dia 3 de novembro se reposicionando como um hub de combate à desinformação que usa várias estratégias, incluindo o humor. Como parte das comemorações, foi publicado um manifesto para responder aos tempos atuais e traçar um mapa para enfrentar os mares revoltos da desinformação. A Lupa entende que seu papel não é definir o que é certo ou errado, mas sim ajudar leitores e espectadores a opinar e a agir com base em informação verificada. Acesse o manifesto aqui: Lupa 5 anos - um convite à reflexão.
Via ONU Brasil
Programa Mundial de Alimentos recebe Nobel da Paz em cerimônia virtual no dia 10 de dezembro
O Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas (WFP) recebe no dia 10 de dezembro o Nobel da Paz 2020. A cerimônia, às 9 horas (horário de Brasília), reconhece o papel da organização no combate à fome e na construção da paz em áreas afetadas por conflitos. O diretor-executivo do WFP, David Beasley, receberá o prêmio em nome da agência e de seus 20.000 funcionários em uma cerimônia virtual que poderá ser acompanhada no site do Nobel (neste link ).
O WFP também promoverá o evento The People's Prize (O Prêmio das Pessoas), com transmissão no Facebook da organização para celebrar a história, as pessoas e os parceiros que estão por trás do prêmio concedido ao WFP, com a participação de funcionários da agência em vários escritórios ao redor do mundo.
O reconhecimento do Nobel chega em um momento em que a fome atinge milhões de pessoas, especialmente em quatro países afetados por conflitos - Iêmen, Sudão do Sul, Nigéria e Burkina Faso -, além de uma alarmante combinação de conflito, fome e pandemia da COVID-19.
Sobre o WFP - O Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas (WFP) recebeu o Prêmio Nobel da Paz de 2020. É a maior agência humanitária do mundo, salvando vidas em emergências e, por meio da assistência alimentar, contribui para a paz, a estabilidade e a prosperidade das pessoas que se recuperam de conflitos, de desastres e do impacto das mudanças climáticas.
O WFP no Brasil - O Centro de Excelência contra a Fome é o escritório do WFP no Brasil. A missão do Centro de Excelência é apoiar países em desenvolvimento na criação e implementação de soluções sustentáveis contra a fome a partir da utilização das experiências exitosas desenvolvidas no Brasil. O escritório atua também como um fórum global para o diálogo político e aprendizagem sobre alimentação escolar, nutrição e atividades relacionadas à segurança alimentar.
Para entrevistas, entre em contato com:
Ericka Galindo - Assessora de Comunicação do WFP no Brasil - ericka.galindo@wfp.org - (61) 99260 9835
Material de Apoio
Para informações sobre o trabalho do WFP nos primeiros passos em direção à paz, clique aqui (em inglês).
Para fotos das operações emergenciais do WFP, clique aqui.
Para vídeos, clique aqui.
Acesse aqui: Dossiê Vidas em Luta
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domingo, 6 de dezembro de 2020
"Perdi um amigo", disse Lula sobre a morte de Tabaré vasquez
O ex- presidente da República e presidente de honra do Partido dos Trabalhadores se manifestou no Twitter:
Luiza Erundina se manifesta sobre a morte de Tabaré Vasquez
Disse a liderança no Twitter:
"Perdemos Tabaré Vázquez. Defensor intransigente da democracia, foi um dos mais importantes líderes de esquerda do continente, cujo compromisso com a AL merece a nossa gratidão. Meus cumprimentos aos familiares e companheiros. Que Deus os conforte nesse momento de perda e dor."
Estado brasileiro foi projetado para ser desigual, diz Veneri
Em palestra na abertura da 7ª. Sessão do Seminário sobre o Estatuto da Criança e Adolescente, na manhã desta segunda-feira, o deputado estadual Tadeu Veneri (PT) defendeu a organização da sociedade para enfrentar o processo de negação e extermínio de direitos que se reflete diretamente sobre as políticas públicas para a infância e adolescência. “O avanço do fascismo na desconstrução de direitos está acontecendo de forma avassaladora”, afirmou Veneri.
Ao abordar o tema “O impacto da desigualdade social nas políticas públicas para Crianças e adolescentes”, Veneri disse que não faltam recursos, mas a decisão política de dar prioridade às crianças e adolescentes nos orçamentos públicos. Para o deputado, que preside a Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa, o estado brasileiro foi estruturado para a exclusão das camadas mais frágeis da sociedade. “A desigualdade social não é obra do acaso. É um projeto de Estado. Um projeto político para manter um país de poucos ricos e muitos pobres”, afirmou.
Veneri citou a classificação do Brasil como a segunda economia mais desigual do planeta, embora seja a 12ª. Economia do mundo. “Nós temos uma história de benefícios aos mesmos setores para que mantenham seus privilégios”, comentou o deputado. Ele citou o aumento da concentração de renda no período da pandemia, quando um grupo de milionários contabilizou um ganho de patrimônio de US$ 34 bilhões. “O que eles ganharam foi muito mais do que foi gasto para combater a pandemia. Em quatro meses, os dez mais ricos ganharam muito mais do que as milhões de pessoas que receberam auxílio emergencial”, comparou.
As políticas públicas não são desconectadas, apontou Veneri, citando um relatório que mostra que os subsídios concedidos aos produtores de gás, carvão e petróleo em 2019 foi de R$ 220 bilhões. Já a Educação recebeu R$ 190 bilhões. “Essa disparidade é preciso ser compreendida pela população”, afirmou o deputado. Para combater essa desigualdade, além da taxação das grandes fortunas e lucros dos empresários, Veneri citou a necessidade de execução de políticas de segurança alimentar, renda cidadã e de uma rede de conscientização da sociedade.
O Seminário está sendo realizado a partir de Guarapuava, de forma virtual e continua até a próxima sexta-feira com novas palestras e oficinas.
Acesse o link: https://www.facebook.com/seminariodoecaparana
Copel faz a alegria dos investidores estrangeiros, diz Veneri
A Copel teve um lucro líquido de R$ 2,7 bilhões em nove meses. Os números foram apresentados na conferência para demonstração de resultados da empresa, realizada nesta sexta-feira, 13. O presidente da Copel, Daniel Slaviero Pimentel, ficou feliz da vida. Sinalizou que parte dos recursos será repassada aos acionistas. Já a população fica com a parte mais difícil, que é pagar as altas tarifas impostas pelo atual governo aos paranaenses.
A alegria do presidente da Copel e dos acionistas é imensa. No ano passado, a Copel pagou R$ 647 milhões aos acionistas, ou seja, o correspondente a 33% do resultado no período entre 2019 e 2020. Como o lucro de 2020 deve ser maior, mais dinheiro para o bolso dos acionistas, que podem receber até 50%. E tem ainda o empréstimo de R$ 1,4 bilhão que o governo do Estado fez para pagar a dívida com a Copel que vai receber cerca de muito dinheiro. O montante distribuído em lucros das ações supera até mesmo o valor da empresa.
Neste período em que uma parte da população está perecendo por conta das dificuldades econômicas provocadas pela pandemia, é impressionante ver a Copel remunerando seus acionistas tão bem. "Quando poderia fazer caixa para subsidiar a energia dos consumidores residenciais que não podem pagar as contas, as empresas que estão com dificuldades, os pequenos produtores. Mas o governo e a Copel preferem mandar o dinheiro para o exterior, já que a maioria dos acionistas privados é formada por investidores estrangeiros", avaliou o deputado estadual Tadeu Veneri.
Fonte: Mandato do Dep. Estadual Tadeu Veneri (Partido dos Trabalhadores - Paraná).