sexta-feira, 8 de abril de 2022

Destaques: A semana na piauí #104




 
 

anais do crime

Investigação revela como PCC ameaça juízes

Integrantes do PCC dão ordens e armam planos para matar juízes e promotores envolvidos em suas condenações, revela uma investigação do Ministério Público. Reportagem mostra que advogados ligados aos traficantes serviam de pombo-correio entre os criminosos e sabiam do esquema de assassinatos. Veja na reportagem.

ALLAN DE ABREU

 
 

questões ambientais

Sinal verde para a energia suja

Lobby do carvão mineral arrancou incentivo do governo Bolsonaro para a exploração de uma das fontes de energia mais poluentes. Com isso, o Brasil vai na contramão das orientações de ambientalistas e do próprio compromisso firmado pelo país com organizações internacionais. Veja na reportagem.

MARTA SALOMON

 

questões da informação

A guerra das fontes

A Jovem Pan, que se define como a maior da América Latina na área de radiodifusão, foi incluída na lista de fontes não confiáveis da Wikipédia, mostra reportagem. Agora, qualquer usuário tem legitimidade para remover informações inseridas ali com base em conteúdos da emissora.

BERNARDO ESTEVES

 

questões midiáticas

Parem as máquinas

A grande imprensa brasileira está em crise, tanto no modelo de negócio como na legitimidade da atividade jornalística. Na piauí_187, um ensaio destrincha a responsabilidade da própria imprensa no agravamento da tempestade que pode erodir a democracia brasileira.

ANTONIO ENGELKE

 
 

=igualdades

Em eficiência energética, tamanho não é documento

No quesito energia, os carros estão entre as opções menos eficientes. Um automóvel gasta 63 vezes a quantidade de energia usada por uma bicicleta elétrica para fazer o mesmo trajeto. Mas, ainda que seja menos eficiente, o transporte rodoviário é dominante no Brasil. Confira no =igualdades.

CAMILLE LICHOTTI E RENATA BUONO

 
 
 

podcasts

Foro de Teresina #195

O Foro analisa o fortalecimento de Bolsonaro depois do troca-troca partidário, comenta a relação do governo com lobistas a partir da desistência de Adriano Pires da presidência da Petrobras e fala do movimento de Lula em direção ao mercado financeiro.

 
 

colunistas

Documentários brasileiros em questão

Documentários brasileiros têm a sina de focar em personagens e eventos do passado, em detrimento das urgências do momento. Nada indica que o Brasil vá superar esse estigma, passando a fazer mais documentários que sejam interlocutores ativos e respeitados no debate público do país. Leia na coluna.

EDUARDO ESCOREL

 

cartuns

Cartum de J.Carlos

 
 
 
 

Encontre-nos nas redes sociais

Facebook Twitter Instagram

revista piauí

2022


Nenhum comentário:

Postar um comentário