Chefes de Estado e de governo e representantes dos 193 Estados-membros da ONU se reunirão na sede das Nações Unidas em Nova Iorque para debater os desafios globais e buscar soluções para os problemas que afetam populações em todo o globo.
Aos líderes governamentais se juntarão a sociedade civil, o setor privado, as autoridades locais, o meio acadêmico e os jovens, incorporando o espírito de "Nós, os Povos das Nações Unidas".
O Debate Geral, com pronunciamentos de todos os Estados-membros, começa no dia 19 de setembro (terça-feira) e continua até a terça-feira seguinte, dia 26 de setembro.
Tanto o Debate Geral quanto os eventos de Alto Nível, como a Cúpula dos ODS, serão transmitidos ao vivo pela TV online da ONU e no canal da Organização no YouTube.
Chefes de Estado e de governo e representantes dos 193 Estados-membros da ONU se reunirão na sede das Nações Unidas em Nova Iorque para debater os desafios globais e buscar soluções para os problemas que afetam populações em todo o globo.
O tema da 78ª sessão da Assembleia Geral da ONU é "Reconstruindo a confiança e reacendendo a solidariedade global: acelerando a ação na Agenda 2030 e seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) rumo à paz, prosperidade, progresso e sustentabilidade para todas as pessoas".
O ano de 2023 é um momento de importância crucial para a Assembleia Geral da ONU, visto que a ocasião atual marca a metade do caminho rumo ao cumprimento dos ODS.
Adotados por todos os 193 Estados-membros da ONU em 2015, eles são uma promessa histórica para superar os maiores desafios da humanidade até 2030.
"Precisamos que tanto os tomadores de decisão quanto as cidadãs e os cidadãos comuns sintam-se inspirados a se engajar e contribuir para o alcance de cada um dos 17 ODS. Afinal, temos pouco mais de sete anos para transformar nosso mundo em um lugar melhor para todas as pessoas, sem deixar ninguém para trás," explica Silvia Rucks, coordenadora residente da ONU no Brasil.
Paz, Prosperidade, Progresso e Sustentabilidade
A 78ª sessão da Assembleia Geral foi iniciada no dia 5 de setembro sob o lema "Paz, Prosperidade, Progresso e Sustentabilidade". As prioridades foram reveladas pelo novo presidente do órgão, o diplomata Dennis Francis, de Trinidad e Tobago.
Em seu discurso, ele declarou que sua ambição é que a Assembleia Geral enfrente os múltiplos desafios "da maneira mais eficiente e inclusiva possível." O novo presidente do órgão deliberativo disse que é preciso "repudiar com firmeza qualquer ideologia que procure semear medo e divisão." Ele destacou:
"Minha presidência refletirá os valores de tolerância, inclusão, cooperação e respeito inabalável pela dignidade humana. É a minha esperança poder proporcionar, com a ajuda e o apoio de vocês, uma atmosfera renovada de conciliação e cooperação."
O Debate Geral, com os chefes de Estado e de governo dos Estados-membros, e as reuniões de Alto Nível acontecerão entre os dias 19 e 29 de setembro, e serão transmitidas ao vivo pela TV online da ONU: https://media.un.org/en/webtv.
Humanidade e compromissos compartilhados
Na cerimônia de abertura da sessão, a vice-secretária-geral das Nações Unidas, Amina J. Mohammed, disse que o estado atual do mundo não deve ser "um momento de pessimismo" e sim um momento de "ação pela paz e pelos direitos humanos". Ela ressaltou:
"Mais do que qualquer outro espaço na Terra, a Assembleia Geral representa nossa humanidade comum e nosso compromisso compartilhado com a paz, o desenvolvimento sustentável e os direitos humanos. Vamos forjar as soluções que todas as pessoas esperam e progredir rumo a um futuro melhor, mais pacífico e próspero, e a um planeta mais saudável."
Agenda: Debate Geral e eventos de Alto Nível
16 e 17 de setembro (sábado e domingo):
- Final de semana de ação pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: Dia de Mobilização pelos ODS e Dia de Aceleração dos ODS.
18 de setembro (segunda-feira):
- Fórum Político de Alto Nível sobre Desenvolvimento Sustentável, sob os auspícios da Assembleia Geral, também conhecido como Cúpula dos ODS.
19 de setembro (terça-feira):
- Abertura e primeiro dia do Debate Geral com chefes de Estado e governo (o cronograma de discursos está disponível aqui).
- Segundo dia da Cúpula dos ODS.
20 de setembro (quarta-feira):
- Debate Geral.
- Diálogo de Alto Nível sobre Financiamento para o Desenvolvimento.
- Reunião de Alto Nível sobre Prevenção, Preparação e Resposta a Pandemias.
- Cúpula sobre Ambição Climática.
21 de setembro (quinta-feira):
- Debate Geral.
- Reunião ministerial preparatória para a Cúpula do Futuro de 2024.
- Reunião de Alto Nível sobre Cobertura Universal de Saúde.
22 de setembro (sexta-feira):
- Debate Geral.
- Reunião de Alto Nível sobre a Luta contra a Tuberculose.
25 de setembro (segunda-feira):
- Debate Geral.
26 de setembro (terça-feira):
- Debate Geral.
- Reunião de Alto Nível para o Dia Internacional para a Eliminação Total das Armas Nucleares.
Paralelamente à Assembleia Geral, acontecerá, entre os dias 15 e 25 de setembro, o movimento #Act4SDGs, como parte da campanha global de ação pelos ODS. Todas as pessoas são convidadas a participar da campanha e registrar, na página https://act4sdgs.org/, ações para a promoção do desenvolvimento sustentável que estão sendo desenvolvidas em suas comunidades, empresas, escolas ou cidades.
Cobertura em português:
- Acompanhe a cobertura completa da ONU News em português: https://news.un.org/pt/.
- Siga a @ONUNews no Twitter/X.
Transmissão ao vivo:
- Acompanhe a transmissão do Debate Geral pela TV online da ONU ou pelo canal da ONU no YouTube: https://www.youtube.com/@unitednations
Participe das campanhas públicas:
Campanha pela #AmbiçãoClimática.
#AjaAgora pelos ODS.
Campanha #PrometoPausar de combate à desinformação.
Campanha #SimÀPaz de combate ao discurso de ódio.
Saiba mais (em inglês):
- Comunicados à imprensa: https://press.un.org/en/content/general-assembly/press-release
- Agenda completa de reuniões: https://www.un.org/en/ga/info/meetings/78schedule.shtml
- Resumos das reuniões: https://press.un.org/en/content/general-assembly/meetings-coverage
- Orientações para jornalistas: https://www.un.org/en/media/accreditation/alert.shtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário