quarta-feira, 29 de outubro de 2025

CUFA - Central Única das Favelas é finalista em premiação da ONU sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável


Nascida nas favelas brasileiras e agora ativa em todos os estados brasileiros e em mais de 60 países, a Central Única das Favelas (CUFA) é finalista da edição de 2025 do Prêmio da ONU de Ação pelos ODS, na categoria Resiliência.

A CUFA transforma desigualdades sistêmicas em oportunidades por meio da educação, cultura, esportes, empreendedorismo e cidadania. 

A cerimônia de premiação será realizada nesta quarta-feira (29/10) em Roma, na Itália, a partir das 12h (horário de Brasília). 

Nascida no Brasil, a CUFA envolve milhões de pessoas em todo o mundo e transforma as favelas em centros de talento, criatividade e inovação
Legenda: Nascida no Brasil, a Central Única das Favelas (CUFA) envolve milhões de pessoas em todo o mundo e transforma as favelas em centros de talento, criatividade e inovação. A CUFA é uma das finalistas da edição de 2025 do Prêmio de Ação do ODS, na categoria Resiliência. A cerimônia de premiação das Nações Unidas acontecerá nesta quarta (29) em Roma, na Itália.

O Prêmio de Ação dos ODS reconhece iniciativas e indivíduos que usam a criatividade e a inovação para impulsionar o progresso em direção aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Todos os anos, um painel internacional e uma equipe de revisão técnica analisam candidaturas e nomeações de mais de 190 países e territórios para selecionar finalistas e vencedores em três categorias: Prêmio Resiliência, Prêmio Agente de Mudança e Prêmio Criatividade. Na edição de 2025, a Central Única das Favelas (CUFA), do Brasil, é uma das finalistas do Prêmio Resiliência

"Estar entre os finalistas de uma premiação tão relevante é o reconhecimento do trabalho coletivo de milhares de lideranças e moradores de favelas no Brasil e no mundo. A CUFA é um exemplo de resiliência cotidiana, de quem transforma vulnerabilidade em potência," afirma Marcus Vinícius Athayde, presidente da CUFA Global, que estará presente em Roma representando a organização.

Prêmio Resiliência homenageia iniciativas que transformaram adversidade em ação diante de desafios sistêmicos, ambientais ou sociais, demonstrando inovação, perseverança e impacto. A premiação é mais do que um momento de reconhecimento - eles são um chamado global para destacar pessoas visionárias, realizadoras, agentes de mudança que estão construindo um mundo mais justo, sustentável e inclusivo.

A Central Única das Favelas (CUFA) é finalista na premiação da ONU sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que acontece nesta quarta (29) em Roma, na Itália.
Legenda: A Central Única das Favelas (CUFA) é finalista na premiação da ONU sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que acontece nesta quarta (29) em Roma, na Itália.

CUFA: Das favelas do Brasil para o mundo

Em um país onde mais de 16 milhões de pessoas vivem em favelas com acesso limitado a serviços básicos, a CUFA cria soluções para a comunidade, a partir da comunidade. Desde o programa Mães da Favela — que apoiou 17 milhões de pessoas durante a pandemia da COVID-19— até a rápida ajuda humanitária após as enchentes de 2024 no Brasil, a CUFA combina resposta a emergências com empoderamento de longo prazo.

O alcance da CUFA é vasto — administrando mais de 5.000 projetos comunitários, criando milhares de empregos e levando líderes das favelas a palcos globais como o G20. Sua mensagem é clara: a favela não é um lugar de carência, mas um centro de talento, criatividade e inovação.

Campanha da ONU de Ação dos ODS é uma iniciativa especial do secretário-geral sediada no Escritório Executivo do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) em Bonn, na Alemanha. Este ano, a cerimônia de premiação acontece no dia 29 de outubro de 2025, em Roma, na Itália.

Nascida no Brasil, a CUFA envolve milhões de pessoas em todo o mundo e transforma as favelas em centros de talento, criatividade e inovação
Legenda: Nascida no Brasil, a CUFA envolve milhões de pessoas em todo o mundo e transforma as favelas em centros de talento, criatividade e inovação. A CUFA é uma das finalistas do Prêmio da ONU de Ação dos ODS 2025, na categoria Resiliência.

SERVIÇO: Cerimônia de Premiação do Prêmio de Ação dos ODS "Heróis do Amanhã" 

Contato para a imprensa: 

NOTAS PARA EDITORES

Lista completa de finalistas: 

Finalistas do Prêmio Criatividade - iniciativas que aproveitam a criatividade e a inovação para inspirar e influenciar mudanças em todo o mundo.

  • Sounds Right - Mudando narrativas climáticas por meio de som, narração de histórias e streaming, transmitindo seus sons para milhões de ouvintes e direcionando royalties para proteger refúgios de biodiversidade.  
  • Smartel - Construindo sistemas alimentares climaticamente inteligentes na Nigéria e além: dos telhados das cidades aos campos de refugiados, a Smartel cultiva alimentos para fortalecer a segurança alimentar, ampliando um novo modelo de agricultura na Nigéria e além.
  • Stolen, Missing & Murdered - Recuperando a verdade indígena por meio de narrativas investigativas: podcasts investigativos poderosos que rompem décadas de silêncio e alcançam milhões de ouvintes, restaurando as vozes das comunidades indígenas — e remodelando a opinião pública. 

Finalistas do Prêmio Resiliência - iniciativas que transformam adversidades em ação, ajudando comunidades a prosperar apesar de barreiras sistêmicas, conflitos ou desastres climáticos.

  • Central Única das Favelas (CUFA) - Redefinindo o desenvolvimento para a comunidade, a partir da comunidade no Brasil. Nascida no Brasil, a CUFA envolve milhões de pessoas em todo o mundo e transforma as favelas em centros de talento, criatividade e inovação.
  • Women for Peace and Democracy Nepal - Mulheres Construindo Paz Duradoura e Resiliência Econômica no Nepal, fortalecendo a participação democrática em comunidades profundamente afetadas pela guerra, desigualdade e desastres.
  • Footprint to Freedom - Resiliência liderada por sobreviventes para acabar com o tráfico humano. Trabalhando em toda a África e Europa, a Footprint to Freedom reformula a forma como o mundo enfrenta o tráfico humano — mostrando que quando os sobreviventes lideram, a liberdade segue.

Finalistas do Prêmio Agente de Mudança - indivíduos que promovem a justiça, a igualdade e a paz por meio de ações populares e mudanças sistêmicas.

  • Julienne Lusenge  - Defendendo as mulheres, enfrentando a violência, construindo a paz. Defensora dos direitos humanos congolesa que transformou seus primeiros passos como jornalista em uma luta ao longo da vida pela justiça, dignidade e paz na República Democrática do Congo.
  • Jîn Dawod  - Cura além das fronteiras para refugiados em todos os lugares. Forçada a fugir da guerra na Síria, Jîn Dawod oferece apoio à saúde mental a milhares de pessoas deslocadas por meio de sua plataforma premiada, provando que a cura pode atravessar todas as fronteiras.  
  • Shiori Ito - Quebrando o silêncio pela justiça de gênero. Shiori Ito quebra o silêncio sobre a violência sexual — transformando seu trauma pessoal em um movimento global pela justiça, pelos direitos das sobreviventes e pela reforma sistêmica.

Sobre a Campanha da ONU de Ação dos ODS 

Campanha de Ação dos ODS da ONU é uma iniciativa especial do secretário-geral da ONU, organizada pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento e sediada em Bonn, na Alemanha. Para nos aproximar de um futuro justo, inclusivo e sustentável, a Campanha dá visibilidade a comunidades desconhecidas, incentiva agentes de mudança e aproveita a criatividade para inspirar esperança e ações ousadas.

Prêmio de Ação dos ODS da ONU é viabilizado em parceria com o Ministério das Relações Exteriores e Cooperação Internacional da Itália (MAECI) e o Ministério Federal Alemão para Cooperação Econômica e Desenvolvimento (BMZ).

Fotos e vídeos: BAIXAR RECURSOS



Nenhum comentário:

Postar um comentário