Vem aí o maior festival online de agrobiodiversidade da nossa região.
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A pandemia por COVID-19 afetou, entre tantas áreas, a dos esportes. Os atletas que se preparavam para os Jogos de Tóquio precisaram realinhar expectativas, pausar um ano e mais do que tudo, se cuidar e se prevenir contra o coronavírus.
Por serem exemplos de resiliência e fontes de inspiração, o projeto Verificado se juntou ao Time Brasil, marca dos atletas brasileiros nas Olimpíadas, em uma campanha para incentivar que sobretudo pessoas jovens, mesmo aquelas sem comorbidades ou já vacinadas, mantenham em sua rotina os protocolos de segurança para dar fim à pandemia.
A colaboração faz parte da iniciativa global Verificado, da ONU, que visa combater a desinformação sobre a COVID-19 e incentivar a adoção de boas práticas no enfrentamento da pandemia.
Inaugurando a campanha, foi lançado nesta quinta-feira (22) um vídeo reconhecendo que o caminho para Tóquio em 2021 foi mais desafiador do que o esperado para os atletas, e que chegar até aqui só foi possível com disciplina e adesão às medidas sanitárias para evitar a COVID-19. O vídeo traça um paralelo com as dificuldades da população em geral, reforçando que não podemos desistir de combater a pandemia após termos chegado tão longe.
A campanha #UmSóTime contará ainda com o quadro "#CadaUmDeNós" nos boletins do Canal Olímpico - https://www.canalolimpicodobrasil.com.br/. Nele serão apresentadas curiosidades sobre os bastidores das medidas de prevenção contra o coronavírus adotadas em Tóquio, lançando luz sobre os rigorosos protocolos implementados para mitigar riscos de contágio. Esses serão momentos também para reforçar que #CadaUmDeNós precisa fazer sua parte para proteger a si e àqueles ao seu redor.
A ação chegará também às redes sociais da ONU Brasil e do Time Brasil com conteúdos que vão enfatizar a importância das medidas preventivas. Todos são convidados a compartilhar as mensagens da campanha e a demonstrar apoio ao Time Brasil a partir da torcida em casa, com segurança, e sem causar aglomerações, usando o filtro para Instagram criado especialmente para a iniciativa. Esses conteúdos também serão compartilhados em espaços de mídia nas linhas amarela e lilás do metrô em São Paulo, com o apoio da ViaQuatro e da ViaMobilidade.
O projeto Verificado é coordenado no Brasil pelo Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio) e conta com a colaboração da Purpose, uma das maiores organizações de mobilização social do mundo. É uma iniciativa global da ONU que tem o objetivo de combater a infodemia de desinformação em meio à pandemia, compartilhando informações confiáveis, precisas e que salvam vidas. O site Verificado traz uma galeria de informações verificadas e transmitidas pelas Nações Unidas. Acesse: compartilheverificado.com.br
Entre as ações já desenvolvidas no Brasil pelo Verificado desde 2020 estão: projeção em homenagem às vítimas no Cristo Redentor, no Rio de Janeiro; exposição com a Turma da Mônica; criação de música exclusiva com mais de 17 cantores; tirinhas com Cartoon Network; campanhas e lives com o TikTok; mural de graffiti com o artista Tito Ferrara; webséries com Agência Lupa e Gloob; vídeo sobre vacina com o Quebrando o Tabu; Festival Musical online com 13 cantores brasileiros e transmissão ao vivo para milhares de pessoas, além de ações com influenciadores, celebridades e times de futebol.
Via ONU Brasil
"A COVID-19 representa um grande desafio, mas também uma oportunidade de construir formas de planejar e de fazer as cidades mais inclusivas, sustentáveis e pautadas pelo respeito aos direitos humanos", destacaram o oficial sênior internacional do ONU-Habitat para o Brasil e Cone Sul, Alain Grimard, e a oficial nacional do ONU-Habitat para o Brasil, Rayne Ferretti, na abertura da publicação.
Alguns números presentes no relatório anual resumem o impacto das ações do ONU-Habitat Brasil em 2020 para reforçar o papel da urbanização inclusiva na construção de um mundo melhor durante e pós-COVID-19. A agência entrevistou 61.151 pessoas para identificar suas vulnerabilidades e auxiliar governos a formular políticas públicas baseadas em evidências. Distribuiu 304.956 insumos emergenciais no âmbito do projeto Territórios Sociais (parceria com o Instituto Pereira Passos). Reuniu mais de mil painelistas de 24 países para debater o desenvolvimento urbano sustentável durante o Circuito Urbano 2020.
Esses resultados também ganham voz por meio dos relatos de participantes e parceiros de projetos da agência. Um desses depoimentos é o de Agnes Vitória, jovem residente de uma grota (assentamento informal) em Maceió, capital alagoana. Ela ressaltou o empoderamento potencializado pelo Projeto Emergencial de Combate à COVID-19, que engajou membros da comunidade local a sensibilizar a sociedade no contexto da pandemia: "Não é da noite para o dia que vamos criar conscientização global, mas é sobre criar voz, como esse projeto fez".
O relatório de 2020 do ONU-Habitat Brasil traz ainda os pilares que norteiam o trabalho da agência na promoção de cidades inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis. A publicação reúne princípios da Agenda 2030, da Nova Agenda Urbana e do Plano Estratégico do ONU-Habitat 2020-2023, demonstrando os parâmetros que pautam as ações implementadas pela organização.
Ao reunir suas iniciativas de 2020 neste relatório, o ONU-Habitat Brasil pretende indicar alguns caminhos possíveis para estabelecer o desenvolvimento urbano sustentável e inspirar governos, instituições e indivíduos a se engajarem neste movimento. Cidades verdadeiramente justas apenas existirão se nenhuma pessoa nem nenhum território for deixado para trás.
Via ONU Brasil
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Com o objetivo de aumentar o diálogo e as ações em torno das mudanças climáticas no Brasil, a Organização das Nações Unidas (ONU) lança nesta quinta-feira (22) a campanha Nós >> o movimento. A ideia é promover o debate sobre o clima e envolver os brasileiros nessa discussão até a 26ª sessão da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, a COP26, que acontece de 1° a 12 de novembro, em Glasgow, na Escócia.
Os materiais da campanha, as histórias de quem está fazendo sua parte e mais informações sobre as mudanças climáticas já estão disponíveis no site www.nosomovimento.com.br. Além disso, ações em espaços públicos mostrarão como a questão climática impacta diversos aspectos na sociedade. A primeira delas será no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, onde totens digitais exibirão mensagens sobre como o clima está conectado com a saúde, o bem-estar e a proteção de áreas verdes e a promoção de ecossistemas mais saudáveis. Uma das imagens traz o alerta do Secretário-geral da ONU, António Guterres, afirmando que proteger a natureza é fundamental para a sobrevivência na Terra. As atualizações do site e as ações serão constantes, até a realização da COP26.
A campanha irá ampliar a conscientização das questões sobre o clima, mostrando de que maneira ele está conectado com desafios e problemas atuais do país, como desemprego, segurança alimentar e mobilidade, mas reforçando que as soluções estão disponíveis, e são acessíveis, práticas e realistas.
A iniciativa pretende fortalecer indivíduos, comunidades, empresas e lideranças que já fazem a diferença na construção de um futuro melhor para as pessoas e para a natureza. Ações em movimento hoje por todo o país ganham visibilidade, lideradas por grandes empresas ou por movimentos de comunidades locais. A campanha também irá articular novas conexões e conversas sobre a agenda climática.
Todos são convidados a participar, debatendo ações e compartilhando conteúdos. Por meio da contribuição de vários agentes que trabalham com proteção ambiental e justiça climática, além de pessoas interessadas em fazer parte dessa ação, Nós >> o movimento quer mostrar a urgência e a relevância da questão do clima.
"Precisamos criar soluções reais e imediatas para a construção de um presente melhor para a população do Brasil. É fundamental dar um próximo passo em relação aos nossos compromissos climáticos, focando em problemas urgentes, como saúde e trabalho, e fortalecendo as vozes dos mais afetados pela emergência climática e pelas crises que estamos enfrentando neste momento", afirma Kimberly Mann, diretora do Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio), que coordena a campanha da ONU no país em colaboração com a Purpose, uma das maiores organizações de mobilização social do mundo.
Fonte: ONU Brasil
A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) anunciou que um novo lote de 1.036.800 vacinas contra COVID-19 do Mecanismo COVAX, fabricadas pela AstraZeneca/Oxford, está previsto para chegar ao Brasil nesta quarta-feira (21). Outras doses devem ser enviadas ao país ao longo das próximas semanas.
O COVAX é co-liderado pela Coalizão para Promoção de Inovações em prol da Preparação para Epidemias (CEPI); pela Aliança Mundial para Vacinas e Imunização (GAVI); e pela Organização Mundial da Saúde (OMS) – que trabalham em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), como parceiro chave na execução, bem como com organizações da sociedade civil, fabricantes de vacinas, Banco Mundial e outros.
O Fundo Rotatório da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) é o agente de compras reconhecido pelo COVAX para os países da região das Américas. Até o momento e sem o novo lote, o Brasil já recebeu entre março e julho deste ano 6.952.800 vacinas contra COVID-19 desse consórcio – sendo 6.110.400 da AstraZeneca/Oxford e 842.400 da Pfizer/BioNTech.
Como o Brasil é um dos países autofinanciados do COVAX, as vacinas são adquiridas com recursos do Ministério da Saúde brasileiro.
Desde o início da pandemia, o Sistema ONU no Brasil tem trabalhado com as três esferas de governo, empresas e a sociedade civil para identificar e atender as necessidades da população na resposta à crise sanitária e a seus efeitos socioeconômicos.
Até que a maioria da população esteja completamente vacinada será fundamental manter todas as medidas preventivas de resposta à pandemia. Para as autoridades de saúde pública, isso significa fazer sistemática e massivamente testes de diagnóstico, rastreamento de contatos, isolamento, quarentena assistida e atendimento de qualidade. Para os indivíduos, significa evitar aglomerações, continuar com o distanciamento físico, higienizar as mãos regularmente com sabão ou álcool gel, usar máscaras e manter os ambientes bem ventilados.
Sobre a OPAS - A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) trabalha com os países das Américas para melhorar a saúde e a qualidade de vida de suas populações. Fundada em 1902, é a organização internacional de saúde pública mais antiga do mundo. Atua como escritório regional da Organização Mundial da Saúde (OMS) para as Américas e é a agência especializada em saúde do sistema interamericano.
Sobre o UNICEF - O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos. Saiba mais em unicef.org.br. Acompanhe nossas ações no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e LinkedIn.
Fonte:
Mais 1.036.800 doses de vacinas contra COVID-19 do Mecanismo COVAX, fabricadas pela AstraZeneca/Oxford, chegarão ao Brasil nesta quinta-feira (15). Outras 3 milhões devem ser enviadas ao país nas próximas semanas.
O COVAX, pilar de vacinas do acelerador de acesso a ferramentas contra a COVID-19 (ACT), é coliderado pela Coalizão para Promoção de Inovações em prol da Preparação para Epidemias (CEPI); pela Aliança Mundial para Vacinas e Imunização (Gavi); e pela Organização Mundial da Saúde (OMS) – que trabalham em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), como parceiro chave na execução, bem como com organizações da sociedade civil, fabricantes de vacinas, Banco Mundial e outros.
O Fundo Rotatório da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) é o agente de compras reconhecido pelo mecanismo COVAX para os países da região das Américas, tendo entregue ao Brasil, entre março e junho deste ano, 5.916.000 doses da vacina contra COVID-19 – 5.073.600 da AstraZeneca/Oxford e 842.400 da Pfizer/BioNTech.
As vacinas de ambos fabricantes já se mostraram seguras e de qualidade, tendo aprovação para uso emergencial da OMS e registro definitivo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).
Há dois grupos de países e territórios participantes no COVAX: os autofinanciados, como o Brasil, que pagam pelas vacinas; e os de baixa renda que recebem as vacinas sem custo. No caso da Região das Américas, dez países e territórios fazem parte desse segundo grupo: Bolívia, Dominica, El Salvador, Granada, Guiana, Haiti, Honduras, Nicarágua, Santa Lúcia, São Vicente e Granadinas.
As vacinas são efetivas principalmente para prevenir quadros graves e mortes por COVID-19, inclusive os casos causados pelas variantes da doença identificadas até o momento. O mesmo vale para medidas preventivas. Portanto, a estratégia ideal de enfrentamento da pandemia combina vacinação com o uso correto de máscaras, distanciamento físico e higienização das mãos regularmente com sabão ou álcool gel, evitando aglomerações e mantendo os ambientes bem ventilados.
Desde o início da pandemia, o Sistema ONU no Brasil tem trabalhado com as três esferas de governo, empresas e a sociedade civil para identificar e atender as necessidades da população na resposta à crise sanitária e a seus efeitos socioeconômicos.
Sobre a OPAS - A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) trabalha com os países das Américas para melhorar a saúde e a qualidade de vida de suas populações. Fundada em 1902, é a organização internacional de saúde pública mais antiga do mundo. Atua como escritório regional da Organização Mundial da Saúde (OMS) para as Américas e é a agência especializada em saúde do sistema interamericano.
Sobre o UNICEF - O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos. Saiba mais em unicef.org.br. Acompanhe nossas ações no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e LinkedIn.
Fonte: ONU Brasil
Em alusão ao Dia Mundial da População deste ano, celebrado em 11 de julho, o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e a Associação Brasileira de Estudos Populacionais (ABEP) lançam nesta segunda-feira (12), uma publicação que analisa o impacto da pandemia da COVID-19 entre grupos em situação de maior vulnerabilidade. Refletindo sobre as consequências da crise sanitária para os diversos grupos populacionais, a coletânea de 21 textos evidencia o acirramento das desigualdades no acesso à renda, serviços básicos e direitos.
Os artigos abrangem Pontos de Vista, Relatórios e Notas de Pesquisa . As seções de Pontos de Vista e Relatórios de Pesquisa formaram parte da série de webinários "População e Desenvolvimento em Debate", sendo palestras editadas em texto pelos próprios autores/expositores. A publicação abrange, ainda, Notas de Pesquisa inéditas obtidas por meio de um programa conjunto de apoio a projetos de pesquisa de curto prazo sobre os efeitos da COVID-19, financiado pelo UNFPA e implementado pela ABEP no ano passado.
Os capítulos abordam, por exemplo, o maior número de mortes pela COVID-19 entre as pessoas negras; as vulnerabilidades diversas enfrentadas pelas pessoas LGBTI neste período; o aumento da violência de gênero; os impactos para a juventude e a educação; a situação da periferia; os reflexos no mundo do trabalho e a estimativa de vida perdida por conta da pandemia; entre outros temas de máxima relevância.
"Em países com grande desigualdade, como o Brasil, a pandemia aumentou o abismo entre os diversos grupos populacionais, e os impactos do pós-pandemia serão sentidos mais fortemente entre aquelas pessoas que já estavam em situação de desvantagem. Para compreender como essas pessoas foram afetadas e quais são os fenômenos que afetam seu bem-estar, precisamos de informações e evidências, como os pontos de vista reunidos nesta publicação. Só assim será possível trabalhar pela construção de políticas públicas eficazes e soluções sensíveis, sem deixar ninguém para trás", afirma a representante do Fundo de População das Nações Unidas, Astrid Bant.
"Este livro contribui para a reflexão de um momento muito importante da história. As vulnerabilidades e desigualdades que por vezes estavam invisíveis aos olhos do poder público foram explicitadas pela pandemia. Assim, torna-se mais relevante ainda entender as condições sociodemográficas da população no contexto da pandemia da COVID-19, pois revelá-las é também contribuir para construção de uma sociedade mais resiliente", afirma o pesquisador e professor Ricardo Ojima, ex-presidente da ABEP que trabalhou na organização do e-book.
"Novas pandemias e novos desafios ocorrerão no futuro e, sem dar visibilidade para essas desigualdades sociais, seremos novamente pegos despreparados para enfrentá-los de maneira socialmente responsável. A ABEP sempre teve papel histórico nos debates sobre população e desenvolvimento e em sintonia com o Fundo de População das Nações Unidas não poderíamos deixar de dar nossa contribuição com a reunião destes textos", completou Ojima.
Via ONU Brasil