sexta-feira, 11 de julho de 2025

Mulheres Yanomami e Ye’kwana lideram luta contra o câncer de colo do útero

Cuidado e prevenção marcaram o tom da formação de 15 mulheres Yanomami e Ye'kwana como Agentes Indígenas de Saúde (AIS), em atividade realizada na Terra Indígena Yanomami. O foco foi o combate ao câncer de colo do útero, uma das maiores ameaças à vida das mulheres indígenas na região Norte do Brasil.


O projeto é fruto da união entre Unifesp, UFMG, DSEI-Y, Funai, SESAI e o Instituto Socioambiental (ISA). Além das AIS, médicas, enfermeiras e técnicas da região também passaram por capacitação, com enfoque nas especificidades da saúde feminina indígena.


A formação sobre cuidados relacionados ao câncer de colo de útero durou uma semana em Boa Vista 📷 Fabrício Araújo/ISA

Jucelia, jovem Ye'kwana, afirmou que, após a formação, quer levar o conhecimento para toda sua comunidade, passando de casa em casa e organizando encontros para falar sobre a prevenção do câncer. Ela perdeu duas familiares para a doença.

Ao final da oficina, as participantes produziram uma cartilha informativa com orientações claras e culturalmente adequadas sobre a saúde da mulher. Um passo importante para empoderar as comunidades com conhecimento e criar uma rede de cuidado contínuo, com rastreamento, diagnóstico e tratamento precoce.

Fonte: ISA


Nenhum comentário:

Postar um comentário