sexta-feira, 12 de dezembro de 2025

UNAIDS e Globo lançam campanha sobre estigma relacionado a pessoas vivendo com HIV e AIDS


Para celebrar o 1º de dezembro, Dia Mundial de Luta contra a AIDS, o UNAIDS e a Globo lançaram uma campanha que aborda o estigma e a discriminação em relação às pessoas que vivem com HIV. 

Com imagens de personagens marcantes da dramaturgia brasileira, a iniciativa mostra que, após 40 anos da resposta ao HIV no Brasil, viver com o vírus não define ninguém — mas o preconceito, sim.

Foto: © UNAIDS Brasil/Thiago Santos

Para celebrar o 1º de dezembro, Dia Mundial de Luta contra a AIDS, o UNAIDS e a Globo lançaram uma campanha que aborda o estigma e a discriminação em relação às pessoas que vivem com HIV. Com imagens de personagens marcantes da dramaturgia brasileira, a iniciativa mostra que, após 40 anos da resposta ao HIV no Brasil, viver com o vírus não define ninguém — mas o preconceito, sim.

A data é simbólica por celebrar a vida de quem vive com HIV, lembrar das milhares de pessoas que — no Brasil e no mundo — não puderam testemunhar os avanços no tratamento e evidenciar que ainda temos um longo caminho na busca por uma sociedade livre de estigma e discriminação.

"Reconhecemos que as mensagens sobre HIV precisam ser comunicadas de forma que as pessoas entendam. Celebramos essa colaboração com a TV Globo para que falemos sobre estigma e discriminação relacionada ao HIV confiando no poder da televisão aberta para alcançar pessoas que muitas vezes não têm acesso às informações disponíveis na internet ou redes sociais. A linguagem estigmatizante gera comportamento discriminatório e é essa a mudança que queremos promover", destaca Andrea Boccardi Vidarte, diretora e representante do UNAIDS no Brasil.

Em 2024, segundo dados do Índice de Estigma em relação às pessoas que vivem com HIV, lançado por organizações da sociedade civil com apoio do UNAIDS, 52,9% das pessoas com sorologia positiva para o HIV já sofreram ou vivenciaram algum tipo de discriminação apenas por viverem com o vírus.

"Com o avanço da ciência, felizmente, muitas pessoas que vivem com HIV, vivem com qualidade. Não podemos permitir que o preconceito dificulte a inserção dessas pessoas na sociedade. A melhor forma de proteção para todos é informação e respeito. A Globo apoia essa causa e lança esta campanha, em parceria com o UNAIDS, como forma de combate ao estigma e de valorização da vida. Juntos, com conhecimento e empatia, podemos construir uma sociedade mais justa e acolhedora para todos", explica Ana Paula Brasil, gerente de Valor Social da Globo.

A parceria em campanhas entre a área de Responsabilidade Social da Globo e o UNAIDS é de longa data. No âmbito da campanha "Viver Melhor", houve inserções em "Malhação – Seu Lugar no Mundo", direcionadas ao público jovem; na série original do Gshow "Eu Só Quero Amar", com temas como prevenção, tratamento e testagem, profilaxia pós-exposição (PEP), convívio familiar e escolar, bullying, leis e direitos de pessoas vivendo com HIV e, principalmente, histórias de amor entre casais sorodiferentes; e na novela "Totalmente Demais", para incentivar a adoção de crianças vivendo com HIV.

campanha é exibida na TV Globo, que alcança em média 70 milhões de pessoas por dia em território nacional, entre os dias 01 e 20 de dezembro de 2025. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário