quarta-feira, 30 de dezembro de 2020

CURSO: As melhores técnicas para produzir mudas de seringueiras



-topo-emmkt_correto1

A vida útil e econômica de um seringal pode ultrapassar 30 anos. Mas, para que a produtividade permaneça por todos esses anos, as práticas adequadas de manejo devem ser iniciadas logo no planejamento da implantação de mudas.

 
20201111-SENAR-NACIONAL-emmkt-mudas-seringueira_te
 
 
20201111-SENAR-NACIONAL-emmkt-mudas-seringueira_mi
 
 
_CTA-matriculas-aqui
 
Rodapé

terça-feira, 29 de dezembro de 2020

Confederação Brasileira de Rugby se une à ONU na campanha Pause


Seleção brasileira feminina de rugbi entra na Campanha Pause
Atletas da seleção brasileira feminina de rugbi entram na Campanha Pause
Foto | Carol Coelho

Esporte baseado em fortes valores e que preza pela coletividade, o rugby acaba de se tornar um importante aliado da ONU na luta contra a desinformação sobre a COVID-19. A Confederação Brasileira de Rugby (CBRu) vai abraçar a campanha Pause, ação global das Nações Unidas que propõe uma mudança de comportamento e uso das redes sociais no combate ao crescente impacto da desinformação sobre a COVID-19.

Alinhada com os valores do esporte, como integridade, respeito e solidariedade, a campanha Pause contará com o engajamento de atletas das seleções brasileiras feminina e masculina. Eles ajudarão a disseminar mensagens sobre a importância de pausar antes de compartilhar informações. Segundo Eduardo Mufarej, presidente do conselho de administração da CBRu,  é fundamental que todos sejam aliados no combate à desinformação "A missão da CBRu é promover o desenvolvimento da cidadania por meio da prática do rugby e da partilha dos seus valores fundamentais, e entendemos que a luta  deve ser coletiva, assim como o rugby é".

A campanha Pause faz parte do projeto Verificado, coordenado no país pelo Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio), em nome das Nações Unidas, com a colaboração da Purpose, uma das maiores organizações de mobilização social do mundo.

Sobre o Verificado - O projeto Verificado é uma iniciativa global da ONU que tem o objetivo de combater a infodemia de desinformação em meio à pandemia, compartilhar informações que salvam vidas e orientações baseadas em fatos e histórias do melhor da humanidade. O site Verificado traz uma galeria de informações verificadas e transmitidas pelas Nações Unidas. As  mensagens são baseadas em três frentes:  Ciência – para salvar vidas, Solidariedade – para promover cooperação local e global, e Soluções – para defender o apoio a populações impactada. Acesse: www.compartilheverificado.com.br.

Sobre o rugby - O rugby é um dos esportes coletivos mais praticados no mundo, com 9,6 milhões de jogadores globalmente (número da World Rugby) e presente em mais de 120 países. No Brasil, são 36,8 milhões de pessoas interessadas pelo esporte, das quais cerca de 5 milhões se consideram fãs, de acordo com pesquisa Ibope Repucom 2019. São mais de 300 agremiações esportivas e 60 mil atletas e praticantes no país, números que, somados à volta da modalidade ao programa olímpico nos Jogos do Rio 2016, fizeram a World Rugby (a federação internacional de rugby) eleger o Brasil como prioridade estratégica de investimento.

Sobre a Confederação Brasileira de Rugby (CBRu) - Fundada em 2010, a Confederação Brasileira de Rugby (CBRu) tem o apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania. É o órgão máximo do rugby no Brasil, filiada ao World Rugby e ao COB, e responsável pelo alto rendimento, torneios e eventos, desenvolvimento e disseminação do esporte no país. Sob a governança da CBRu estão seis federações estaduais (SP, RJ, MG, PR, SC e RS), 11 mil atletas federados e 300 agremiações. www.brasilrugby.com.br/ @BrasilRugby (Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e You Tube)

Informações à imprensa - Atômica Lab - Claudia Rodrigues – claudia.rodrigues@atomicalab.com.br – (21) 992212234 ou 21 3149 – 4149

Informações à imprensa - CBRu - Ícaro Leal – icaro.leal@brasilrugby.com.br – (12) 98149 - 3575

Fonte: ONU Brasil

COVID-19: ONU Brasil apoia trabalhadores da linha de frente


A pandemia da COVID-19 afetou famílias em todo o mundo
A pandemia da COVID-19 afetou famílias em todo o mundo

Foto | Marcelo Camargo/Agência Brasil

As agências da ONU no Brasil estão apoiando a resposta nacional à pandemia da COVID-19, incluindo o fornecimento de milhares de equipamentos de proteção individual para trabalhadores em saúde. De acordo com informe do porta-voz das Nações Unidas em Nova Iorque, Stéphane Dujarric, o coordenador residente do sistema ONU no Brasil, Niky Fabiancic, está liderando os esforços.

O Brasil já registrou mais de 7,2 milhões de casos, segundo os últimos dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Até terça-feira (22), foram mais de 76 milhões de casos em todo o mundo, com 1,7 milhões de mortes.

A OMS e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) estão trabalhando com as autoridades brasileiras numa campanha para ressaltar a importância da imunização geral para jovens, informou o porta-voz aos jornalistas na sede da ONU em Nova Iorque.

Segundo Stéphane Dujarric, o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) já forneceu mais de 100 mil itens de equipamento de proteção para aumentar a segurança dos trabalhadores na linha de frente que estão apoiando as comunidades vulneráveis nas áreas rurais e no Amazonas, enquanto a Organização Internacional para as Migrações (OIM) continua dando produtos de limpeza, apoio para testagem de COVID-19 e consultas gerais gratuitas para migrantes e refugiados da Venezuela.

Proteção para mulheres - O UNFPA, junto com as embaixadas dos Países Baixos e do Canadá, também está facilitando serviços de proteção para mulheres e vítimas de violência, especialmente durante a crise.

"Ao mesmo tempo, o UNICEF está fornecendo atendimento em saúde mental e apoio para jovens no Brasil, assim como treinamento em direitos humanos para líderes comunitários indígenas para combater a violência sexual, o alcoolismo e o trabalho infantil", acrescentou Dujarric.

Enquanto isso, a Agência da ONU para refugiados (ACNUR) e parceiros estão dando treinamento profissional sobre abertura de negócios para empreendedores refugiados e migrantes. Eles também estão apoiando refugiados venezuelanos com assistência de transferência de recursos.

Saiba mais sobre o trabalho da ONU no Brasil aqui: https://brasil.un.org/pt-br


ONU reúne vozes consagradas como Alejandro Sanz, Sandra de Sá, Fábio Jr., Daniel e Carlinhos Brown em música inédita

Foto | ONU

O projeto Verificado, iniciativa global da Organização das Nações Unidas (ONU) que desenvolve ações em resposta à COVID-19 com foco em ciência, soluções e solidariedade, encerra o ano unindo 16 artistas consagrados de diversos estilos. A música "Avião" é lançada nas redes sociais da ONU Brasil no dia 28 de dezembro reunindo um time de peso: Afonso Nigro, Alejandro Sanz, Carlinhos Brown, Daniel, Di Ferrero, Fábio Jr., Kaê Guajajara, Marcos & Belutti, Nando Reis, Roberta Miranda, Rodrigo Faro, Rogério Flausino, Sandra de Sá, Tiago Abravanel e Vitor Kley. A canção está disponível em todas as plataformas de streaming de música (Apple Music, Deezer, Spotify, entre outras) e o clipe no link: http://bit.ly/MusicaAviao.

Idealizada e produzida por Afonso Nigro, a composição inédita é de autoria do jogador Dani Alves (hoje atuando no São Paulo, com passagens pelo Barcelona e PSG) e dos músicos Afonso Nigro, Milton Guedes e Maurício Monteiro. O arranjo é de Milton Guedes e Jefferson Andrade. O movimento iniciado por Nigro ganhou força e vozes reconhecidas se engajaram para difundir a mensagem de solidariedade para todo o Brasil.

A composição mostra que quando trabalhamos juntos é possível construir um futuro melhor, superando os desafios que a pandemia pelo novo coronavírus instaurou.  E prova como são importantes nesses momentos a união e a cooperação global.

"É incrível que tantos profissionais talentosos tenham se reunido para compor e gravar uma canção com uma mensagem tão necessária para o momento que vivemos. Precisamos a todo momento lembrar que a pandemia vai passar, mas só conseguiremos superar tudo isto juntos, com união, cooperação e solidariedade, exatamente como Avião foi composta e gravada. Meus sinceros agradecimentos aos compositores, músicos e intérpretes que deram seu tempo e sua arte para este projeto", afirmou Kimberly Mann, diretora do Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio).

Entre as ações já desenvolvidas no Brasil pela iniciativa Verificado desde junho de 2020 estão: projeção em homenagem às vítimas no Cristo Redentor, exposição com a Turma da Mônica, cards para redes sociais com Cartoon Network, lives no TikTok, ,  mural com o artista Tito Ferrara, webséries com Agência Lupa, Gloob e Quebrando o Tabu, além de ações com influenciadores e celebridades (Paolla Oliveira, Rodrigo Santoro, Wagner Moura, Tony Ramos, Paulo Coelho, Astrid Fontenelle, Alcione, Leandro Hassum, Nanda Costa e outros.

O projeto, coordenado no Brasil pelo Centro de Informação das Nações Unidas (UNIC Rio), conta com a colaboração da Purpose, uma das maiores organizações de mobilização social do mundo.

Confira abaixo a letra da música:

Título: Avião

Para tudo e presta atenção no que vou te dizer

A vida é tão rara e sonhando juntos podemos vencer

A gente vive lado a lado mas tá separado por um celular

Mandando milhões de mensagens com tanta saudade de se encontrar

Tudo vai passar

É só acreditar

Então abrace

Quem tá sempre do seu lado

Aproveite esse momento

que já já vai ser passado

A esperança é feito abraço apertado

Manda um beijo com carinho

hoje mesmo esse ano

Que essa vida é um avião e passa voando

Para tudo e preste atenção, vou falar mais uma vez

Chegou a hora de recomeçar tudo o que já se fez

Sem nunca perder a esperança de ver todos juntos com o mesmo olhar

Pra reconstruir o futuro vencendo o presente que já vai passar

Vem recomeçar

É só acreditar

Ficha técnica:

Autores: Dani Alves, Afonso Nigro, Milton Guedes e Mauricio Monteiro

Produtor musical: Afonso Nigro

Arranjo: Milton Guedes e Jefferson Andrade

Músicos acompanhantes:

Piano - Jefferson Andrade

Guitarras - Afonso Nigro e Willian Castro

Gaita - Milton Guedes

Baixo - Lau Gomes

Bateria - Anderson Karan

Cajón - Dani Alves

Violões - Emerson Cordeiro

Arranjo de cordas - Adley Caçula

Violinos - Aramis Rocha e Robson Rocha

Viola - Daniel Pires

Cello - Deni Feijó

Mixagem e masterização: Diovainne Moreira

Distribuidora digital: iMusics S.A

Comunicação: Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio) e Purpose - Caroline Rego, Juliana Matteucci e Marjorie Enya

SOBRE O VERIFICADO - O projeto Verificado é uma iniciativa global da ONU que tem o objetivo de combater a infodemia de desinformação em meio à pandemia, compartilhar informações que salvam vidas e orientações baseadas em fatos e histórias de solidariedade global em torno da COVID-19. O site Verificado traz uma galeria de informações verificadas e transmitidas pelas Nações Unidas. Com principal objetivo disseminar informações precisas e confiáveis sobre o novo coronavírus, as mensagens são baseadas em três frentes:  Ciência – para salvar vidas, Solidariedade – para promover cooperação local e global, e Soluções – para defender o apoio a populações impactada. Acesse: www.compartilheverificado.com.br.

Fonte: ONU Brasil


domingo, 20 de dezembro de 2020




Saiba mais:

Número Krause: KM# 559

País: Brasil

Denominação: 2 cruzeiros

Ano: 1946

Periodo: Cruzeiro (1942 - 1986)

Tipo de moeda: Circulação normal

Composição: Alumínio-Bronze

Tipo de bordo: Serrilhado

Formato: Redonda

Alinhamento: Moeda (180°)

Peso (gr): 7.4

Diametro (mm): 25

Espessura (mm): 2.24

(Fonte: Ucoin)

Restam poucas unidades - garanta a sua! Clique aqui



Dois Cruzeiros - 1945 - sem sigla



Adquira já essa peça para a sua coleção: clique aqui (sujeito à disponibilidade)

Moeda Comemorativa – 5 Centavos – Alimentos para o Mundo – 1976

Moeda 50 Centavos - 2001 - Segunda Família do Real

Um dos aspectos que mais chama atenção nessa moeda é a composição. Feita em cupro-níquel, a peça se destaca em meio às demais por ser mais fosca/mais escura. 
No ano 2001, a moeda cunhada na Casa da Moeda do Rio de Janeiro teve tiragem de 14.735.000 peças!

>> Demais informações: 

* Peso: 9,25 gramas
* Diâmetro: 23 mm
* Espessura: 2,85 mm

A peça continua em circulação normal (2020).

Que garantir essa peça em sua coleção? Clique aqui (sujeito à disponibilidade). 






sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

Veja quais foram os deputados federais do Paraná que votaram a favor da *RETIRADA* de dinheiro da escola pública

Eles foram a favor do *Desmonte do FUNDEB:*_👇

Aline Sleutjes (PSL/PR) 
 Christiane Yared (PL/PR)  
Diego Garcia (PODE/PR) 
Filipe Barros (PSL/PR) 
Giacobo (PL/PR)  
Luisa Canziani (PTB/PR)  
Paulo Martins (PSC/PR)  
Pedro Lupion (DEM/PR)  
Ricardo Barros (PP/PR) 
Sargento Fahur (PSD/PR) 
Stephanes Junior (PSD/PR) 
Vermelho (PSD/PR)

quarta-feira, 9 de dezembro de 2020

Dr. Drauzio Varella tira dúvidas de crianças sobre a vacina contra a COVID-19 em série de vídeos da ONU com o canal Gloob

O médico, cientista e escritor Drauzio Varella vai ganhar a companhia dos atores de "DPA – Detetives do Prédio Azul", "Bugados" e "Escola de Gênios", produções originais do Gloob, canal infantil da Globo para um projeto especial. Juntos, eles vão esclarecer as dúvidas da criançada sobre as vacinas que estão sendo produzidas contra a COVID-19. A iniciativa global Verificado, da Organização das Nações Unidas (ONU), que tem como principal objetivo disseminar informações precisas e confiáveis sobre o coronavírus, se aliou ao canal infantil para somar forças e levar informação confiável para as crianças. O conteúdo, gravado de forma 100% remota, dará origem a quatro vídeos que serão publicados nos dias 9, 11, 16 e 18 de dezembro nas redes sociais de ONU Brasil (@ONUBrasil) e no canal do Mundo Gloob no Youtube.

As dúvidas dos pequenos foram enviadas para o perfil do @mundogloob no Instagram e se unem aos questionamentos levantados pelo elenco do canal. Perguntas como quanto tempo levará para a vacina ficar pronta; por quanto tempo dura a proteção; quais são os efeitos colaterais de uma possível vacina e quais são os riscos de reinfecção foram respondidas pelo dr. Drauzio Varella.

O projeto, coordenado no Brasil pelo Centro de Informação das Nações Unidas (UNIC RIO), conta com a colaboração da Purpose, uma das maiores organizações de mobilização social do mundo.

Sobre o Verificado - O projeto Verificado é uma iniciativa global da ONU que tem o objetivo de combater a infodemia de desinformação em meio à pandemia, compartilhar informações que salvam vidas e orientações baseadas em fatos e histórias de solidariedade global em torno da COVID-19. O site Verificado traz uma galeria de informações verificadas e transmitidas pelas Nações Unidas. Com principal objetivo disseminar informações precisas e confiáveis sobre o novo coronavírus, as mensagens são baseadas em três frentes:  Ciência – para salvar vidas, Solidariedade – para promover cooperação local e global, e Soluções – para defender o apoio a populações impactada. Acesse: www.compartilheverificado.com.br.

Via ONU Brasil


MEIO AMBIENTE: PNUMA pede que iFood e UberEats se compromentam com entregas sem plástico descartável

  • Campanha #DeLivreDePlástico começa em 8 de dezembro com mobilização pública por entregas sem plástico descartável.
  • Isolamento social durante a pandemia aumentou o consumo de comida por delivery, o que fez crescer também o consumo de plásticos descartáveis
  • PNUMA convida aplicativos de delivery de comida, organizações e consumidores a se mobilizarem por entregas de refeiões sem plásticos descartáveis
O plástico leva até 500 anos para se decompor e muitas vezes chega ao mar, contaminando as águas e entrando na cadeia alimentar
O plástico leva até 500 anos para se decompor e muitas vezes chega ao mar, contaminando as águas e entrando na cadeia alimentar
Foto | Pete Linforth/Pixabay

A pandemia de COVID-19 gerou um aumento dos pedidos de comida por delivery no Brasil. Segundo uma pesquisa da startup Mobills Labs, os gastos com aplicativos de comida cresceram 103% no primeiro semestre de 2020. O aumento das entregas fez crescer também o consumo de plásticos descartáveis. Na cidade de São Paulo, por exemplo, o volume da coleta seletiva subiu 35% durante o período de isolamento social.

Atenta a esse cenário, a Campanha Mares Limpos, do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), lança nesta terça-feira (8) a mobilização #DeLivreDePlástico, que convida a sociedade a demandar protagonismo dos aplicativos UberEats e iFood na transição para entregas livres de plástico descartável.

O Brasil é o 4º produtor de plásticos do mundo e só recicla 1,28% do total produzido, segundo dados da ONG WWF e do Banco Mundial. Além disso, estima-se que cada pessoa ingere por semana 5g de microplásticos, que invadem a cadeia alimentar.

"Pedir comida por aplicativo é sempre aquela surpresa: a gente nunca sabe se vai ser agraciado com um monte de embalagens de plástico. E como só 1,28% do plástico é reciclado no Brasil, sabemos que esse plástico, que leva até 500 anos para se decompor, vai parar em aterros sanitários e, muitas vezes, chega ao mar, contaminando as águas e entrando na cadeia alimentar. Se Cabral tivesse trazido comida embalada em plástico, a gente ainda encontraria as evidências no litoral da Bahia. Precisamos de uma ação imediata dos aplicativos se queremos combater a previsão de que teremos mais plástico do que peixes no oceano em 30 anos", explica Vitor Leal Pinheiro do PNUMA, responsável pela campanha.

De acordo com Pinheiro, a #DeLivreDePlástico quer mobilizar consumidores, que já buscavam por mudança, a pedir entregas sem plásticos aos apps de delivery, além de estimular o compartilhamento das boas práticas dos restaurantes que já entregam de formas mais sustentáveis.

Nesse cenário, os aplicativos de entrega de comida podem ser grandes aliados. "Vimos o consumo migrar das compras presenciais para a internet, o que demanda que os produtos e alimentos sejam entregues na casa das pessoas, sem que elas possam decidir como essa entrega é feita. Essa mudança veio para ficar e o compromisso dos aplicativos de entrega é fundamental para revertemos a tendência de intensificação do uso único de plásticos, que são utilizados uma vez e descartados, mas ficam centenas de anos no meio ambiente", conclui Pinheiro.

Mobilização - O PNUMA enviou comunicação aos principais aplicativos de entrega de comida convidando-os a se comprometerem com a mudança para um serviço sem plásticos descartáveis. O documento explica os impactos causados pelos plásticos de uso único e propõe ações para endereçar a questão.

Algumas das medidas sugeridas são: criação de filtros nas plataformas que permitam buscas por entregas sem plástico; planos de transição para embalagens mais sustentáveis com metas e cronogramas; destaques a restaurantes que façam entregas sem plástico; promoção de diálogo setorial por novas formas de embalar alimentos para delivery; e a assinatura do Compromisso Global pela Nova Economia do Plástico, promovido pelo PNUMA em parceria com a Fundação Ellen MacArthur.

Organizações, personalidades e movimentos parceiros também foram chamados para juntar forças à iniciativa. Além dos defensores da Campanha - Família Schurmann, FêCortez e Mateus Solano-, já fazem parte dessa mobilização Idec, Oceana, YouthClimateLeaders, Fridays for Future, Liga das Mulheres pelo Oceano, Instituto Lixo Zero, Instituto Alana, Uma Gota no Oceano, Instituto EcoSurf, Route Brasil, Grupo Cataratas, Casa Causa, entre outros.

Consumidores e usuários de aplicativos podem participar por meio de suas redes sociais. Para apoiar a campanha, basta postar a comida que recebeu pelo delivery com as hashtags #DeLivreDePlástico e #QueroComidaSemPlástico, marcando o aplicativo que realizou a entrega e o perfil oficial do PNUMA, @unep_pt no Instagram e Twitter ou @unep.pt no Facebook.

Mares Limpos - A campanha #MaresLimpos do PNUMA chegou no Brasil em setembro de 2017 com objetivo de reduzir os impactos dos plásticos descartados nos oceanos. A campanha atua mobilizando governos, empresas e sociedade civil para mudar as formas de produzir, consumir e descartar o plástico e evitar que chegue aos oceanos. Entre suas diversas iniciativas, a Mares Limpos busca sensibilizar governos a criarem políticas para redução do plástico, dialogar com indústrias para incentivar a redução de embalagens plásticas e convocar consumidores a mudarem seus hábitos de consumo e descarte.

PNUMA - O PNUMA é a principal voz global em temas ambientais. Ele promove liderança e encoraja parcerias para cuidar do meio ambiente, inspirando, informando e capacitando nações e pessoas a melhorarem a sua qualidade de vida sem comprometer a das futuras gerações.

Acesse o site do PNUMA aqui.

Via ONU Brasil

ONU e Agência Lupa lançam websérie bem humorada para desmentir informações falsas sobre a COVID-19

ONU e Agência Lupa lançam websérie para desmentir informações falsas sobre a COVID-19
ONU e Agência Lupa lançam websérie para desmentir informações falsas sobre a COVID-19
Foto | ONU Brasil

A Lupa, primeira agência de fact-checking do Brasil, se une às Nações Unidas em uma iniciativa em prol do compartilhamento de informações precisas sobre a COVID-19 com uma abordagem que atrai o interesse dos mais diferentes públicos: o humor. A campanha Pause, ação global da ONU que combate a desinformação sobre o novo coronavírus, lança no dia 8 de dezembro a websérie #SÓQUENÃO, que contará ainda com outros três episódios lançados nos dias 15, 22 e 29.

Com o intuito de desmentir informações falsas compartilhadas ao longo da pandemia, a série de quatro episódios será comandada pelo ator Hamiltinho ("Estranha Mente" - Multishow ,  "Ana vitoria - O filme" ,  "Tropicalinha - Caetano e Gil para crianças" e "O Jeitinho Carioca") e terá participação especial de Rafael Infante ("Porta dos Fundos", "Vai Que Cola", "Divã A 2", "Bom Sucesso") em três episódios.

Na série, os humoristas vão levar informações corretas sobre o vírus e derrubar mitos que circulam desde o início da pandemia como, por exemplo, a versão de que a máscara aumenta a taxa de dióxido de carbono e altera a flora oral. Eles também vão explicar que as vacinas não geram seres humanos geneticamente modificados  nem permitem controle externo através de microchip, e vão mostrar que  chá de limão, alho e jambu não tem eficácia na cura da COVID-19. Respeitando as medidas de segurança, os episódios foram gravados de maneira remota e estarão disponíveis nas redes sociais da Agência Lupa e da ONU Brasil.

Parte da iniciativa Verificado, que visa disseminar informações confiáveis sobre o novo coronavírus, PAUSE é uma campanha que propõe uma mudança de comportamento e novo uso das redes sociais no combate ao crescente impacto da desinformação. Usuários de redes sociais têm sido incentivados a fazer uma pausa antes de compartilhar qualquer informação online, sob as hashtags #PrometoPausar e #PenseAntesDeCompartilhar. A campanha ganha o reforço da Agência Lupa, que chega ao projeto com o mesmo propósito: corrigir informações imprecisas e divulgar dados corretos. A websérie #SÓQUENÃO foi o formato escolhido tanto por Lupa quanto pela ONU para levar ao público sua preocupação com a divulgação de notícias e dados precisos, especialmente, durante uma pandemia.

O projeto, coordenado no Brasil pelo Centro de Informação das Nações Unidas no Rio de Janeiro (UNIC RIO) em nome das Nações Unidas, conta com a colaboração da Purpose, uma das maiores organizações de mobilização social do mundo.

Redes Sociais – Agência Lupa

https://www.facebook.com/LupaNews

https://instagram.com/agencia_lupa

https://twitter.com/agencialupa

https://www.youtube.com/agencialupa

Redes Sociais – @ONUBrasil

https://www.facebook.com/ONUBrasil

https://www.instagram.com/onubrasil

https://twitter.com/onubrasil

https://www.youtube.com/onubrasiloficial

Sobre o Verificado - O projeto Verificado é uma iniciativa global da ONU para comunicar informação sobre saúde acessível e baseada na ciência, em formatos atraentes, e compartilhar histórias de solidariedade global em torno da COVID-19. Pause é a primeira campanha global de mudança de comportamento em desinformação para mobilizar especialistas,  pesquisadores, governos, influenciadores, sociedade civil, empresários, reguladores e mídia sob uma única mensagem: #PrometoPausar.

O site Verificado traz uma galeria de informações verificadas e transmitidas pelas Nações Unidas. Acesse: www.compartilheverificado.com.br.

Sobre a Agência Lupa - Primeira agência de fact-checking do país, a Agência Lupa completou cinco anos no dia 3 de novembro se reposicionando como um hub de combate à desinformação que usa várias estratégias, incluindo o humor. Como parte das comemorações, foi publicado um manifesto para responder aos tempos atuais e traçar um mapa para enfrentar os mares revoltos da desinformação. A Lupa entende que seu papel não é definir o que é certo ou errado, mas sim ajudar leitores e espectadores a opinar e a agir com base em informação verificada. Acesse o manifesto aqui: Lupa 5 anos - um convite à reflexão.

Via ONU Brasil