domingo, 3 de outubro de 2021

ONU-Habitat debate o papel das cidades na ação climática durante Circuito Urbano 2021


Legenda: O tema desta edição é "Cidades na Linha de Frente da Ação Climática"
Foto: © ONU-Habitat Brasil

Começa amanhã, dia 1º de outubro, o Circuito Urbano, uma iniciativa anual do ONU-Habitat Brasil para potencializar eventos relacionados ao desenvolvimento urbano sustentável. A edição deste ano trará o tema "Cidades na Linha de Frente da Ação Climática". Serão 183 eventos, com mais de mil painelistas de todo o país, além de convidados(as) internacionais, focados em debater sobre o papel central dos espaços urbanos na mitigação e resiliência às mudanças climáticas. Todos os eventos serão exibidos gratuitamente ao longo do mês de outubro no canal do Circuito Urbano no Youtube.

 Em 2019, o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, declarou que a luta contra as mudanças climáticas será ganha ou perdida nas cidades. Os espaços urbanos concentram cerca de 70% das emissões globais de dióxido de carbono e aproximadamente dois terços do consumo de energia. O Circuito Urbano 2021 reconhece esses números alarmantes e pretende chamar atenção para a necessidade de construir cidades mais integradas, conectadas e sustentáveis, centradas em energias renováveis.

Legenda: Além dos debates, o Circuito 2021 oferecerá oportunidades de engajamento artístico e mobilização social
Foto: © ONU-Habitat Brasil

Programação - A programação do evento será dividida em cinco frentes principais. O Palco Central concentrará os eventos organizados pelo ONU-Habitat, começando pela abertura no dia 1º, seguida pelo Dia Mundial do Habitat (04/10), duas Sextas Urbanas (15 e 22/10) e o encerramento no Dia Mundial das Cidades – oficialmente dia 31, mas celebrado este ano em 1º de novembro. Já os eventos organizados pelos demais atores estarão organizados em quatro categorias: 1) Cidades Sustentáveis e Livres de Carbono; 2) Cidades Inclusivas e Justas; 3) Cidades Saudáveis e 4) Cidades Resilientes. 

Além dos debates, o Circuito 2021 oferecerá oportunidades de engajamento artístico e mobilização social. Os eventos contarão com facilitações gráficas – resumos visuais dos debates – que serão exibidas no Mural Virtual da iniciativa. Já o chamado "Caminho da Ação" apresenta e mostra como se envolver em quatro campanhas relacionadas à ação climática e ao desenvolvimento urbano sustentável: Climate Action 4 Cities, Cities Race to Zero, Cities Race to Resilience e o Botão de Doações para o ONU-Habitat global.

O Circuito Urbano é a principal ação do ONU-Habitat Brasil para celebrar o Outubro Urbano, mês escolhido pela ONU para concentrar os debates sobre os desafios e oportunidades gerados nas cidades. Em três anos de existência, o projeto acumula a viabilização de cerca de 400 eventos, elaborados por membros de organizações internacionais, sociedade civil, academia e pelo público geral interessado em questões urbanas. 

Fonte: ONU Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário