Em parceria com o Conselho Nacional de AIDS da África do Sul, o UNAIDS lançará o Relatório Global sobre a AIDS nesta quinta (10) em Johannesburgo, na África do Sul.
O relatório "AIDS, Crise e o Poder de Transformar" aponta que a resposta ao HIV e à AIDS é uma das intervenções de saúde pública mais bem-sucedidas da história. No entanto, esse progresso corre o risco de ser revertido. Cortes de financiamento repentinos e drásticos de vários doadores causaram um choque na saúde global.
O UNAIDS estima que, se o mundo não agir agora, poderá haver 6 milhões de novas infecções por HIV e 4 milhões de mortes relacionadas à AIDS até 2029.

As novas infecções por HIV foram reduzidas em 40% desde 2010, e 4,4 milhões de crianças foram protegidas contra o HIV desde 2000. Mais de 26 milhões de vidas foram salvas. A resposta ao HIV e à AIDS é uma das intervenções de saúde pública mais bem-sucedidas da história, aponta o novo relatório global do UNAIDS, "AIDS, crise e o poder de transformar" (AIDS, Crisis and the Power to Transform, originalmente em inglês).
No entanto, esse progresso corre o risco de ser revertido. Cortes de financiamento repentinos e drásticos de vários doadores causaram um choque na saúde global. O relatório do UNAIDS mostra o impacto que os cortes estão causando globalmente. O UNAIDS estima que, se o mundo não agir, poderá haver 6 milhões de novas infecções por HIV e 4 milhões de mortes relacionadas à AIDS até 2029.
O relatório destaca as medidas que alguns países estão tomando para preencher as lacunas e manter a resposta no futuro, em especial países nos quais a prevenção, diagnóstico, tratamento e serviços são totalmente financiados pelo governo federal, como o Brasil. No entanto, para muitos, esse futuro permanece incerto.
A resposta ao HIV foi criada em meio a uma crise e construída para ser resiliente. Comunidades, governos e as Nações Unidas estão se transformando para enfrentar este momento e cumprir a promessa de acabar com a AIDS como ameaça à saúde pública até 2030.
SERVIÇO: Lançamento do Relatório Global sobre a AIDS do UNAIDS "AIDS, Crise e o Poder de Transformar", em parceria com o Conselho Nacional de AIDS da África do Sul (SANAC)
QUANDO: Quinta-feira, 10 de julho de 2025
HORÁRIO: 6h30-7h30 | Horário de Brasília
ONDE: Hospital Bertha Gxowa, Angus St, Germiston, Joanesburgo, África do Sul
PAINELISTAS:
- Winnie Byanyima, diretora executiva do UNAIDS e subsecretária-geral das Nações Unidas
- Aaron Motsoaledi, ministro da Saúde da África do Sul
- Helen Rees, diretora executiva, Wits RHI
- Mbulelo Dyasi, diretor executivo da SANARELA (Rede Sul-Africana de Lideranças Religiosas Vivendo com ou Pessoalmente Afetados pelo HIV e AIDS)
Acompanhe a transmissão on-line via Zoom
Para acessar o relatório global embargado ou entrevistas, entre em contato com:
- Thainá Kedzierski, Oficial de Comunicação e Advocacy do UNAIDS Brasil: kedzierskith@unaids.org; brazil@unaids.org; +55 61 99304-2654
Após o lançamento global do relatório, o sumário executivo estará disponível no site do UNAIDS Brasil, na página relatórios e publicações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário